República Checa - Czech Republic.

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República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 1 de maio de 2011

GUIAS DE TURISMO PROFISSIONAL.


Aqui estão alguns pré-requisitos básicos e normas de conduta e comportamento de um Guia de Turismo Profissional.

Um Guia de Turismo antes de qualquer coisa tem que ser um profissional que goste de gente, que goste de viajar, que esteja sempre disponível para arrumar as malas e seguir para um novo destino todos os dias, mas lembre-se que um Guia de Turismo Profissional está exercendo sua atividade profissional enquanto as outras pessoas estão se divertido, um guia de turismo está trabalhando e os passageiros que estão sob sua responsabilidade só querem estar bem distante de seus postos de trabalho.

Complementando o perfil de um Guia de Turismo desejado pelas agências de viagens e por todos os passageiros, este profissional tem que ser solícito e deve possuir uma postura naturalmente elegante no modo de vestir-se, ao andar, ao sentar e ao falar, com atenção especial para os cuidados de higiene e asseio pessoal. Um Guia de Turismo deve evitar usar acessórios e adornos chamativos ou extravagantes. Mãos, unhas, barba, bigode, cabelos e dentes sempre limpos e arrumados, cuidados e escovados, deve também ter cuidado com o uso de perfumes e maquiagem – esses devem ser simples e discretos -. No caso das mulheres os esmaltes de unha devem ser sempre em tons claros, discretos ou incolor.

Para Ambos, o uso de bolsas e/ou mochilas ou sacolas de mão é permitido, desde que não sejam muito grandes ou incômodas. Devem ser do tamanho adequados e com espaços ideais para acomodar apenas o necessário para desempenhar sua função.

Parece básico, mas há uma lista grande feita de pequenos detalhes que fazem a diferença na vida de um Guia de Turismo Profissional:

• SORRIR SEMPRE AO CUMPRIMENTAR OS PASSAGEIROS E AS PESSOAS QUE SE RELACIONAM COM VOCÊ E COM SEU GRUPO DE PASSAGEIROS;
• DEVE DIZER SEMPRE COM LICENÇA, POR FAVOR, MUITO OBRIGADO, DESCULPE, POR GENTILEZA . . .
• NÃO FALAR MUITO PRÓXIMO DAS PESSOAS;
• EVITAR CONTATO FÍSICO;
• EVITAR SEMPRE BATER DE FRENTE COM O PONTO DE VISTA OU OPINIÃO DIRETA DAS PESSOAS EVITANDO DISCUSSÕES DESNECESSÁRIAS E OFENSAS CONSTRANGEDORAS;
• NÃO EXPOR PREFERÊNCIAS PESSOAIS E ÍNTIMAS;
• DIRIGIR-SE ÀS PESOAS COM SIMPATIA, RESPEITO, DELICADEZA E ATENÇÃO;
• MODERAÇÃO NOS GESTOS (ao indicar direções e acenos, cotovelos sempre próximo ao corpo) E TOM DE VOZ (claro e natural, ao tom de uma conversa normal);
• PROCURAR SEMPRE UMA LINGUAGEM CORRETA ( LEVEMENTE FORMAL );
• EM HIPÓTESE ALGUMA FAZER O USO DE GÍRIAS, PALAVRÕES OU ADJETIVOS PEJORATIVOS OU DEPRECIATIVOS DE QUALQUER ÓRDEM OU ESCALA;
• TRATAR TODOS COM RESPEITO E ATENÇÃO INDIVIDUAL QUANDO SOLICITADO E EVITAR TRATAMENTOS ÍNTIMOS;
• CUIDADO COM A FRANQUEZA E O MOSTRAR SINCERIDADE;
• RIR COM NATURALIDADE;
• NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA FALAR, EXPOR OU ENVOLVER CLIENTES/PASSAGEIROS COM SEUS PROBLEMAS PESSOAIS, PROFISSIONAIS OU DOMÉSTICOS;
• USAR O PRONOME DE TRATAMENTO CORRETO – (O MAIS ADEQUADO É Sr. E Srª);
• SER DISCRETO;
• TER ATENÇÃO COM AS REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA SOCIAL E À MESA;
• EVITAR FUMAR NA PRESENÇA DOS CLIENTES/PASSAGEIROS OU EM QUALQUER OUTRA DEPENDÊNCIA DA AGÊNCIA OU QUALQUER VEÍCULO QUE ESTEJA A SERVIÇO DO GRUPO DE PASSAGEIROS QUE ESTEJA SOB SEU COAMANDO;
• CUIDADO, CRITÉRIO E MUITA ATENÇÃO AO ACEITAR GORGETAS E/OU PRESENTES DE CLIENTES ( BEM COMO A TROCA DE ENDEREÇOS POSTAIS, ELETRÔNICOS E NÚMEROS DE TELEFONE );
• USAR SEMPRE UM CUMPRIMENTO BREVE – UM APERTO DE MÃO FIRME E CURTO OU UM ACENO CORTÊS COMO REFERÊNCIA, EVITAR BEIJOS, ABRAÇOS OU AFAGOS DEMORADOS -;
• ACATAR E RESPEITAR AS REGRAS NORMATIVAS, DE CONDUTA E PROCEDIMENTOS DO LOCAL DE TRABALHO;
• FORNECER INFORMAÇÕES PRECISAS E CORRETAS SOBRE A DESTINAÇÃO TURÍSTICA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DA VIAGEM;
• CUIDADO, ZELO E ATENÇÃO COM A SEGURANÇA DO GRUPO DE TURISTAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, COORDENAÇÃO OU SUPERVISÃO;
• TER CUIDADO E ATENÇÃO COM PERTENCES E BAGAGEM DO GRUPO EM GERAL;
• SER HONESTO, TRANSPARENTE E INSPIRAR CONFIANÇA EM CLIENTES/PASSAGEIROS, CHEFES OU SUPERIORES E COLEGAS DE TRABALHO;
• TER E DEMONSTRAR RESPEITO PELA PROFISSÃO;
• TER E DESENVOLVER O DESEJO DE APRENDER;
• TER ESPÍRITO DE LIDERANÇA E GOSTAR DE TRABALHAR EM EQUIPE;
• FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO, INTEGRAR-SE A EQUIPE DE TRABALHO E POSSUIR BOM REACIONAMENTO INTERPESSOAL;
• SER FLEXÍVEL NAS DECISÕES E PONTUAL COM OS HORÁRIOS;
• USAR COM CONTROLE E RACIONALIDADE OS OBJETOS DA AGÊNCIA E ZELAR PELO SEU PATRIMÔNIO.

Vejam agora as diferenças entre as categorias de Guias de Turismo:
Devemos ter em mente que as funções de um Guia Turismo variam de acordo com a categoria de guia.
A atual legislação brasileira define e reconhece as seguintes categorias:

I – HABILITAÇÃO DE GUIA REGIONAL: É aquele que está habilitado a prestar informações e orientações especializadas sobre diferentes localidades turísticas dentro do estado onde for habilitado.

II – HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO NACIONAL: É aquele profissional do turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas por todo território nacional e por países da América do Sul –

III - HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL:
É aquele guia de turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas em suas viagens por todo território nacional, por todos os países da América do Sul e por todos os países nos cinco continentes.
Os Países Membros do MERCOSUL, reconhecem a habilitação e aceitam as credenciais dos guias de turismo brasileiros -.

IV – HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL:
É aquele guia de turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas em suas viagens por todo território nacional, por todos os países da América do Sul e por todos os países nos cinco continentes.


OBSERVAÇÕES:
1.As pessoas menores de idade, que não tenham concluído o ensino médio ou que não tenham condições de atender a nenhum destes cursos específicos de formação ou habilitação e credenciamento de guias específicos, poderão trabalhar na área de turismo e prestar serviços para as agências de turismo como MONITORES LOCAIS DE TURISMO, ou seja, acompanhantes de turistas ou grupos de turistas em atrativos turísticos locais.
2.Algumas operadoras de turismo internacionais que trabalham, operam ou vendem seus produtos e exploram serviços na área de turismo em outros países, garantem assistência de Guias de Turismo Internacionais de suas próprias equipes, estes subdividem-se em 2 grupos: o TOUR LEADER JUNIOR ( Líder ou Coordenador de Excursão Junior ) e o TOUR LEADER SENIOR ( Líder ou Coordenador de Excursão Master ).

Algumas operadoras de turismo internacionais também possuem escritórios montados ou usam as dependências de agências e operadoras de turismo brasileiras que sejam suas parceiras para desenvolvimento e/ou exploração dos serviços turísticos loais, estas operadoras disponibilizam mais um funcionário de sua equipe para gerenciar os trabalhos e fiscalizar a execução exata dos pacotes de viagens comercializados em seus países de origem, este profissional é o DESTINATION MANAGER.
Este profissional é a autoridade máxima da operadora internacional em solo estrangeiro. É ele quem coordena, administra, gerencia e resolve todos os problemas que são relatados pelos turistas, ou problemas de operação ou execução detectados pelos Tour Leaders de sua equipe e tudo mais que estiver relacionado com seus clientes e passageiros.


2 comentários:

  1. Ola, obrigado pelas informaçoes sao de grande importancia para mim, e sao muito profissionais isto e bom.

    Josbasan Alves Santos

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  2. Perfeito e útil como sempre !!
    Beijos

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