República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 8 de janeiro de 2012

AGENCIAMENTO EM TURISMO

Abrindo o ano de 2012, resolvi colocar uma postagem que ao mesmo tempo vem a apontar as diferenças, semelhanças e esclarecer as dúvidas de hóspedes, passageiros, estudantes e profissionais da área de turismo sobre quais são as atribuições de uma Agência de Viagens.

Complementando o conteúdo anterior. Arquivo do blog – Abril de 2011 –
Postagem Título:
"PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA AGÊNCIA DE VIAGENS".

LINK:
http://jeffersonworldtrip.blogspot.com/2011/04/principais-servicos-oferecidos-por-uma.html


No setor de agenciamento de viagens existem dois grandes grupos: o grupo das AGÊNCIAS EMISSORAS e o grupo das AGÊNCIAS RECEPTIVAS. Vamos conhecer melhor como cada uma delas atua e quais são suas atribuições:

As AGÊNCIAS EMISSIVAS são aquelas que trabalham em núcleos EMISSORES de turistas elaborando e comercializando os produtos turísticos. Inserido neste grupo, há dois subgrupos: o grupo das AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO e o grupo das OPERADORAS DE TURISMO.

As AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO são empresas prestadoras de serviços turísticos e comercializam produtos turísticos desenvolvidos por terceiros - ou seja, os produtos turísticos são desenvolvidos em sua grande maioria pelas OPERADORAS DE TURISMO – estes precisam ter credenciamento para elaborar seus próprios produtos – ou seus programas e roteiros de viagens assim como promover e garantir a cobertura e participação em todas ( ou na maior parte ) do desenvolvimento, operação e/ou execução, coordenação dos serviços contratados, na administração do grupo de funcionários envolvidos direta ou indiretamente com o processo - ( desde sua propaganda ou plano de divulgação, venda, execução, pós –venda e retorno dos passageiros ) - bem como as alterações dos programas propostos e comercializados no território nacional e em países limítrofes ou não.

As OPERADORAS DE TURISMO por sua vez são empresas que elaboram os próprios produtos para o Brasil e para o mundo e os comercializam por intermédio das Agências de Viagens ou diretamente para o consumidor final em suas lojas ou pontos de venda próprios.

RESUMINDO:

A principal diferença entre esse dois tipos de agências emissivas é o tipo de prestação de serviço oferecido:
As AGÊNCIAS DE VIAGENS trabalham exclusivamente com o consumidor final e oferecem um serviço e atendimento mais direto e o tratamento é personalizado.
As OPERADORAS DE TURISMO especializam-se na prestação de serviço de suporte às Agências de Viagens, dando acessoria direta ( informações, detalhes e os mais variados esclarecimentos ) sobre os pacotes turísticos e a elaboração dos produtos.


No grupo das AGÊNCIAS RECEPTIVAS encontram-se aquelas que recebem e atendem diretamente o turista – ou grupos de turistas – diretamente no núcleo receptor ( destinação turística ).
Suas responsabilidades são as mais diversas ... entre elas:
1- Checagem e confirmação das reservas dos passageiros / hóspedes nos hotéis ou pousadas.
2 -Realização dos Traslados - também chamados de TRANSFER IN - na chegada – e TRANSFER OUT – na saída -.
3- Elaboração e a parte operacional de City Tours ( City Tour by Day e City Tour by Night )
4- Passeios locais e Excursões.
5- Informações sobre as atrações locais.
6- Seleção, Contratação e Treinamento da equipe de Guias de Turismo Locais, Estaduais, Nacionais, Internacionais, Monitores Locais Especializados, Líderes e Coordenadores de Grupos de Excursões, assim como todo o pessoal da equipe de funcionários.
7- Execução dos serviços solicitados e vendidos pelas Operadoras.
8- Organização e Orientação de Check Ins e Check Outs em hotéis e pousadas.
9- Acompanhamento durante todo o período do pacote e nos passeios e excursões inclusas ( bem como todos os serviços descritos no Voucher de Viagem ).
10- Cumprimento de exigências ou solicitações especiais.

As Agências de Turismo Receptivo prestam seus serviços – ou contribuição e/ou como complemento – principalmente para as Agências Emissivas, Operadoras e para os Hotéis. Como já foi dito antes, o segredo para o desenvolvimento de um destino turístico é a logística, infraestrutura, atrativos e diferenciais do local assim com a promoção e divulgação do destino, mas para isso tudo funcionar bem, é preciso que as empresas que compõem o trade turístico (Operadoras de Turismo, Agências de Viagens – emissivas e receptivas -, empreendimentos comerciais das mais diversas áreas, hotéis, pousadas e restaurantes, estejam preparadas para oferecer sempre o melhor serviço, visando a satisfação do cliente/hóspede/turista, investindo indiretamente na propaganda positiva que ele fará no retorno para sua cidade de origem.

(CONTEÚDO EXTRAÍDO DO "MANUAL TÉCNICO PARA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA" - Autor: JEFFERSON COELHO - Março de 2010.)

2 comentários:

  1. LEGAL o artigo, breve e objetivo, super parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Geisa MS - Fico feliz com seu comentário e principalmente por voce ter gostado. Grande Abraço.
      Jefferson Coelho.

      Excluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.