domingo, 1 de maio de 2011

SÉRIE CIDADES DO MUNDO - Praga - República Checa.

PRAGA (em checo: Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Rio Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais tradicionais, mais belos e mais antigos centros urbanos da Europa. Praga é famosa pelo seu extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Rio Vltava.

CULTURA.
Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII. Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa. Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança.

Na capital, existe um grande número bibliotecas e teatros. Entre os museus de Praga destacam-se o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico,o museu judaico, o museu etnográfico e em particular, o museu de literatura. Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga, (visita obrigatória).A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitectônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de que a cidade de Praga sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, suas ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.

MONUMENTOS.
Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais e é motivo de grande orgulho para os moradores e turistas do undo todo que tem a oportunidade de conhecer esta cidade misteriosa.
Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na actualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de São Vito (do século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.

No bairro Malá Strana está uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Menino Jesus de Praga, a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco.
Na Staré Město ( em dialeto Checo significa Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a belissima igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Programa e dica de visita obrigatória para quem gosta de conhecer a história do pais e revisitar a memória das cidades. Encontra-se ali o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon.

Na Nové město (ou em checo, Cidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações locais que merecem destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados, estreou a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; igrejas e palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska.Entre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga, sinônimos de um tempo de glória para a cidade e os cartões postais mais famosos de Praga.

DICAS DE HOSPEDAGEM EM PRAGA.
OS SOFISTICADOS.
Se couber no seu orçamento, fique no Hotel Mandarin Oriental. O hotel ocupa o prédio de um antigo convento dominicano. O hotel tem uma ala de arquitetura barroca, outra renascentista e ainda uma contemporânea, construída durante a restauração. A decoração – em todas as alas – é ao mesmo tempo moderna e aconchegante. Depois de um dia de caminhada, é difícil resistir ao spa, que oferece mimos asiáticos ( As diaérias estão por volta de US$ 548).
Ali perto, ainda na zona das embaixadas, o Alchymist Residence Nosticova tem apartamentos quase tão barrocos quanto o prédio – e uma tarifa interessante para a categoria (com diárias por volta de US$ 230). Bem mais elegante é o Aria, um hotel com serviço 5 estrelas de inspiração musical – há uma partitura que leva os hóspedes da entrada até o jardim de inverno (diárias com valor por volta dos US$ 441). Mais acima, na mesma rua, encontra-se outro exemplar em estilo rococó da rede Alchymist, o Grand Hotel & Spa (e suas diárias estão por volta dos US$ 310).

OS MODERNOS.
Se você por acaso não é muito fãn de lugares que dão a impressão de estar inalterados há três ou quatro séculos? Então tente o Design Hotel Sax. Numa ladeirinha a caminho do Castelo de Praga (mas fora da rota usada pela maioria dos turistas), o hotel é todo decorado com móveis anos 60 (diárias por volta dos US$ 105). O quê? Como assim? Você também se sente pouco a vontade em ambientes que dão a impressão que não foram atualizados nos últimos 40 anos? Então tente o Hotel Domus Balthasar, que fica na rua Ponte Carlos e tem apartamentos minimalistas (e suas diárias estão por volta dos US$ 192). Vale considerar também o Hotel Pinot, escondidinho numa rua próxima ao parque Kampa e ao Museu Kafka, que tem quartos básicos porém simpáticos (com valores por volta dos US$ 202).

OS TRADICIONAIS.
Em Praga é difícil fugir de hotéis com decoração pesada – madeiras escuras, móveis maciços eu um aaura misteriosa e aristocráticas e certo modo. Mas quando a localização é boa e o preço, convidativo e justo, vale a pena considerar. Da todos , o mais simpático é o Archibald at Charles Bridge, muito bem situado na ilha Kampa (com valores de diárias por volta dos US$ 330).
Nas redondezas, a maior barbada é o Kampa Garden, que compensa o prédio construído na era comunista com quartos sóbrios e preços ótimos ( e suas diárias ficam em torno dos US$ 132).
Para pagar pouco por uma hospedagem honesta e ter transporte coletivo à porta, tente o Roma (imbatíveis US$ 120). E atenção: o hotel Ibis Malá Strana não fica em Malá Strana – está a quase 20 minutos de caminhada da Ponte Carlos, mas eu nem me importo de recomendá-los, pois uma caminhada pelas ruas de Praga é uma experiência agradabilíssima! Uma verdadeira aula de história em cada esquina.
Fiquem agora com fotos da cidade. Praga espera por todos vocês. Façam as malas e Boa Viagem.

Aeroporto Internacional de Praga.
Check In no Aeroporto Internacional de Praga.
Igreja de Týnský.
Prédio do Museu Nacional de Praga.
Ponte Carolos - vista lateral parcial -.
Ponte Carlos - ao amanhecer -.
Casarões e palácios,  patrimônio da cidade de Praga.
Relógio Astronômico.
Praga - vista por uma das margens do Rio Vlatva -.
Prédio do Teatro Nacional de Praga.
Vista aérea da cidade de Praga.
Vista lateral da Catedral de São Vito.
Dica de hospedagem (Os Sofisticados) - Suíte do Hotel Mandarin Oriental.
Vista dos Jardins do elegante Hotel Aria - (Dica de Hospegadem - Os Sofisticados).

GUIAS DE TURISMO PROFISSIONAL.


Aqui estão alguns pré-requisitos básicos e normas de conduta e comportamento de um Guia de Turismo Profissional.

Um Guia de Turismo antes de qualquer coisa tem que ser um profissional que goste de gente, que goste de viajar, que esteja sempre disponível para arrumar as malas e seguir para um novo destino todos os dias, mas lembre-se que um Guia de Turismo Profissional está exercendo sua atividade profissional enquanto as outras pessoas estão se divertido, um guia de turismo está trabalhando e os passageiros que estão sob sua responsabilidade só querem estar bem distante de seus postos de trabalho.

Complementando o perfil de um Guia de Turismo desejado pelas agências de viagens e por todos os passageiros, este profissional tem que ser solícito e deve possuir uma postura naturalmente elegante no modo de vestir-se, ao andar, ao sentar e ao falar, com atenção especial para os cuidados de higiene e asseio pessoal. Um Guia de Turismo deve evitar usar acessórios e adornos chamativos ou extravagantes. Mãos, unhas, barba, bigode, cabelos e dentes sempre limpos e arrumados, cuidados e escovados, deve também ter cuidado com o uso de perfumes e maquiagem – esses devem ser simples e discretos -. No caso das mulheres os esmaltes de unha devem ser sempre em tons claros, discretos ou incolor.

Para Ambos, o uso de bolsas e/ou mochilas ou sacolas de mão é permitido, desde que não sejam muito grandes ou incômodas. Devem ser do tamanho adequados e com espaços ideais para acomodar apenas o necessário para desempenhar sua função.

Parece básico, mas há uma lista grande feita de pequenos detalhes que fazem a diferença na vida de um Guia de Turismo Profissional:

• SORRIR SEMPRE AO CUMPRIMENTAR OS PASSAGEIROS E AS PESSOAS QUE SE RELACIONAM COM VOCÊ E COM SEU GRUPO DE PASSAGEIROS;
• DEVE DIZER SEMPRE COM LICENÇA, POR FAVOR, MUITO OBRIGADO, DESCULPE, POR GENTILEZA . . .
• NÃO FALAR MUITO PRÓXIMO DAS PESSOAS;
• EVITAR CONTATO FÍSICO;
• EVITAR SEMPRE BATER DE FRENTE COM O PONTO DE VISTA OU OPINIÃO DIRETA DAS PESSOAS EVITANDO DISCUSSÕES DESNECESSÁRIAS E OFENSAS CONSTRANGEDORAS;
• NÃO EXPOR PREFERÊNCIAS PESSOAIS E ÍNTIMAS;
• DIRIGIR-SE ÀS PESOAS COM SIMPATIA, RESPEITO, DELICADEZA E ATENÇÃO;
• MODERAÇÃO NOS GESTOS (ao indicar direções e acenos, cotovelos sempre próximo ao corpo) E TOM DE VOZ (claro e natural, ao tom de uma conversa normal);
• PROCURAR SEMPRE UMA LINGUAGEM CORRETA ( LEVEMENTE FORMAL );
• EM HIPÓTESE ALGUMA FAZER O USO DE GÍRIAS, PALAVRÕES OU ADJETIVOS PEJORATIVOS OU DEPRECIATIVOS DE QUALQUER ÓRDEM OU ESCALA;
• TRATAR TODOS COM RESPEITO E ATENÇÃO INDIVIDUAL QUANDO SOLICITADO E EVITAR TRATAMENTOS ÍNTIMOS;
• CUIDADO COM A FRANQUEZA E O MOSTRAR SINCERIDADE;
• RIR COM NATURALIDADE;
• NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA FALAR, EXPOR OU ENVOLVER CLIENTES/PASSAGEIROS COM SEUS PROBLEMAS PESSOAIS, PROFISSIONAIS OU DOMÉSTICOS;
• USAR O PRONOME DE TRATAMENTO CORRETO – (O MAIS ADEQUADO É Sr. E Srª);
• SER DISCRETO;
• TER ATENÇÃO COM AS REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA SOCIAL E À MESA;
• EVITAR FUMAR NA PRESENÇA DOS CLIENTES/PASSAGEIROS OU EM QUALQUER OUTRA DEPENDÊNCIA DA AGÊNCIA OU QUALQUER VEÍCULO QUE ESTEJA A SERVIÇO DO GRUPO DE PASSAGEIROS QUE ESTEJA SOB SEU COAMANDO;
• CUIDADO, CRITÉRIO E MUITA ATENÇÃO AO ACEITAR GORGETAS E/OU PRESENTES DE CLIENTES ( BEM COMO A TROCA DE ENDEREÇOS POSTAIS, ELETRÔNICOS E NÚMEROS DE TELEFONE );
• USAR SEMPRE UM CUMPRIMENTO BREVE – UM APERTO DE MÃO FIRME E CURTO OU UM ACENO CORTÊS COMO REFERÊNCIA, EVITAR BEIJOS, ABRAÇOS OU AFAGOS DEMORADOS -;
• ACATAR E RESPEITAR AS REGRAS NORMATIVAS, DE CONDUTA E PROCEDIMENTOS DO LOCAL DE TRABALHO;
• FORNECER INFORMAÇÕES PRECISAS E CORRETAS SOBRE A DESTINAÇÃO TURÍSTICA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DA VIAGEM;
• CUIDADO, ZELO E ATENÇÃO COM A SEGURANÇA DO GRUPO DE TURISTAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, COORDENAÇÃO OU SUPERVISÃO;
• TER CUIDADO E ATENÇÃO COM PERTENCES E BAGAGEM DO GRUPO EM GERAL;
• SER HONESTO, TRANSPARENTE E INSPIRAR CONFIANÇA EM CLIENTES/PASSAGEIROS, CHEFES OU SUPERIORES E COLEGAS DE TRABALHO;
• TER E DEMONSTRAR RESPEITO PELA PROFISSÃO;
• TER E DESENVOLVER O DESEJO DE APRENDER;
• TER ESPÍRITO DE LIDERANÇA E GOSTAR DE TRABALHAR EM EQUIPE;
• FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO, INTEGRAR-SE A EQUIPE DE TRABALHO E POSSUIR BOM REACIONAMENTO INTERPESSOAL;
• SER FLEXÍVEL NAS DECISÕES E PONTUAL COM OS HORÁRIOS;
• USAR COM CONTROLE E RACIONALIDADE OS OBJETOS DA AGÊNCIA E ZELAR PELO SEU PATRIMÔNIO.

Vejam agora as diferenças entre as categorias de Guias de Turismo:
Devemos ter em mente que as funções de um Guia Turismo variam de acordo com a categoria de guia.
A atual legislação brasileira define e reconhece as seguintes categorias:

I – HABILITAÇÃO DE GUIA REGIONAL: É aquele que está habilitado a prestar informações e orientações especializadas sobre diferentes localidades turísticas dentro do estado onde for habilitado.

II – HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO NACIONAL: É aquele profissional do turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas por todo território nacional e por países da América do Sul –

III - HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL:
É aquele guia de turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas em suas viagens por todo território nacional, por todos os países da América do Sul e por todos os países nos cinco continentes.
Os Países Membros do MERCOSUL, reconhecem a habilitação e aceitam as credenciais dos guias de turismo brasileiros -.

IV – HABILITAÇÃO DE GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL:
É aquele guia de turismo que está habilitado para acompanhar grupos de turistas em suas viagens por todo território nacional, por todos os países da América do Sul e por todos os países nos cinco continentes.


OBSERVAÇÕES:
1.As pessoas menores de idade, que não tenham concluído o ensino médio ou que não tenham condições de atender a nenhum destes cursos específicos de formação ou habilitação e credenciamento de guias específicos, poderão trabalhar na área de turismo e prestar serviços para as agências de turismo como MONITORES LOCAIS DE TURISMO, ou seja, acompanhantes de turistas ou grupos de turistas em atrativos turísticos locais.
2.Algumas operadoras de turismo internacionais que trabalham, operam ou vendem seus produtos e exploram serviços na área de turismo em outros países, garantem assistência de Guias de Turismo Internacionais de suas próprias equipes, estes subdividem-se em 2 grupos: o TOUR LEADER JUNIOR ( Líder ou Coordenador de Excursão Junior ) e o TOUR LEADER SENIOR ( Líder ou Coordenador de Excursão Master ).

Algumas operadoras de turismo internacionais também possuem escritórios montados ou usam as dependências de agências e operadoras de turismo brasileiras que sejam suas parceiras para desenvolvimento e/ou exploração dos serviços turísticos loais, estas operadoras disponibilizam mais um funcionário de sua equipe para gerenciar os trabalhos e fiscalizar a execução exata dos pacotes de viagens comercializados em seus países de origem, este profissional é o DESTINATION MANAGER.
Este profissional é a autoridade máxima da operadora internacional em solo estrangeiro. É ele quem coordena, administra, gerencia e resolve todos os problemas que são relatados pelos turistas, ou problemas de operação ou execução detectados pelos Tour Leaders de sua equipe e tudo mais que estiver relacionado com seus clientes e passageiros.


COSTA DO SAUÍPE – Maior complexo Hoteleiro do Nordeste.


A Costa do Sauípe é um lugar incrível, foi planejado especialmente para proporcionar as mais inesquecíveis experiências a todos os visitantes e hóspedes.
A Costa do Sauípe é um complexo turístico idealizado para representar com bastante propriedade e com muito conforto, em instalações luxuosas e ao mesmo com toques de simplicidade, que vão garantir lugares onde seus únicos compromissos e obrigações serão com a diversão e o relaxamento total. Os inúmeros equipamentos e opções de lazer e todos os elementos que a Bahia reúne de forma tão única, mágica, original e encantadora: artes, ritmos, aromas, sabores e muita simpatia, alegria e sol o ano inteiro.

A Costa do Sauípe é um complexo hoteleiro composto por cinco hotéis e pelas Sauípe Pousadas, o local possui opções de hospedagem e diversão para todos os estilos e idades. Com uma das maiores e mais completas estruturas de esportes e lazer, a Costa do Sauípe oferece grande diversidade gastronômica, inúmeras atrações culturais, espaços para eventos e congressos, enfim, tudo para que o hóspede viva momentos especiais e realmente inesquecíveis.

LOCALIZAÇÃO, ESTRUTURA E CLIMA:
A Costa do Sauípe está instalada no litoral do Estado da Bahia, a 76 km ao norte de Salvador, no meio da rota ecológica batizada de Costa dos Coqueiros. A Idealização e concepção do projeto da Costa do Sauípe foram feitas através de minucioso estudos sobre o impacto ambiental, com o objetivo de favorecer a região e proporcionar uma experiência completa de lazer, diversão e descanso para seus hóspedes, com o máximo em qualidade e conforto sendo fiel ao compromisso de manter e preservar a fauna e flora nativas, levando a níveis mínimos os danos ao ecossistema local.

Na orla de seis quilômetros de praia selvagem, os coqueirais dominam a paisagem. Mas também podemos encontrar dunas de areia muito branca, intercaladas com trechos de mata atlântica, lagoas e rios, compondo assim um cenário único.

Venha conhecer esta belíssima paisagem, um clima com sol em praticamente todos os dias do ano e temperaturas que variam entre 25 e 35 graus. Este é com certeza um cenário preparado para agradar visitantes de todas as idades e vindos de todas as partes do mundo. A estrutura que a Costa do Sauípe oferece é perfeita para garantir momentos incríveis e muito agradáveis durante toda sua estadia.

Vista aérea do complexo Costa do Sauípe.

COMO CHEGAR:
A porta de entrada principal da Costa do Sauípe é o Aeroporto Internacional de Salvador, responsável pela maior parte dos vôos internacionais que chegam ao nordeste brasileiro.
Logo na chegada ao aeroporto, os hóspedes são recepcionados por uma equipe treinada, e já são diretamente encaminhados para o embarque e serviço de Transfer In direto para as dependências do nosso complexo hoteleiro.
O traslado é feito com segurança utilizando sempre ônibus exclusivos e uma equipe de bordo atenciosa, que convidam todos a desfrutarem da paisagem deslumbrante e encantadora observada durante o trajeto. Partindo de Salvador, os veículos seguem pela Linha Verde (rodovia BA-099), sentido norte, até o km 74, onde se localiza a portaria principal do complexo Costa do Sauípe.
O serviço de transfer é realizado pela Sauípe Service.
(Telefones: +55 - 71 - 2104-7718 ou +55 – 71 - 2104-7718).

Conheça agora os hotéis que fazem parte da Costa do Sauípe. Escolha o seu, arrume as malas, providencia sua reserva e nós faremos com que suas férias sejam realmente únicas.

HOTÉIS:

SAUÍPE FUN: Conceito: Diversão a todo tempo!
O Sauípe Fun é a opção ideal, para quem gosta de muita festa e diversão. O hotel atrai jovens, famílias, casais e grupos de amigos de todas as idades, com animação e opções de recreação e com programação agitada que garante seu alto astral o dia inteiro. O Sauípe Fun conta ainda com sistema de pensão ALL INCLUSIVE de excelente qualidade.

SAUÍPE  FUN.
SAUÍPE CLASS:  Conceito: Lazer em um local charmoso com arquitetura clássica!
O Sauípe Class une luxo, conforto e descontração para garantir uma estadia diferenciada. Sua estrutura é ideal para curtir momentos únicos com sua família e para se divertir com as crianças. Diversidade gastronômica em regime de pensão ALL INCLUSIVE.


SAUÍPE CLASS.

SAUÍPE PARK: Conceito: Tranquilidade, paz, sossego e muito contato com a natureza!
A decoração tropical do Sauípe Park, aliado a sua grandiosidade, luxo e diversidade gastronômica, deixarão satisfeitos até os hospedes mais exigentes. Essas são as principais características do Sauípe Park.
Um hotel com muito verde, onde a calma e relaxamento se unem à diversão e lazer em família ou entre amigos.
Sistema de pensão a ALL INCLUSIVE com excelente qualidade e muito requinte.

SAUÍPE PARK.
SAUÍPE POUSADAS:  Conceito: Pousadas construídas com charme, delicadeza , decoradas com uma dose extra de simpatia, alegria e descontração na medida certa. Retratando com fidelidade o clima, o astral e a energia da Bahia. Assim são as Sauípe Pousadas, um conjunto formado por 5 pousadas temáticas que retratam a história viva da Bahia. Muito lazer e diversão esperam por você. Sua estadia se completa com um café da manhã primoroso, reforçado e tipicamente baiano – incluso-. Com as saborosas tapiocas de recheios variados, garantindo assim que todos os nossos hóspedes tenham energia suficiente para aproveitar por completo tudo que a Costa do Sauípe tem a lhes oferecer.

SAUÍPE POUSADAS.



SAUÍPE CLUB:  Conceito: Saúde, Bem-Estar e práticas esportivas em várias modalidades.
A opção ideal para as casais, grupos de amigos e famílias que gostam de praticar esportes com atividades variadas o dia inteiro.
Se o que você procura é uma opção para cuidar do seu bem-estar até mesmo nas suas férias, o Sauípe Club é o seu destino.
É o único entre os 5 hotéis que possui SPA. Regime de pensão ALL INCLUSIVE e diversão de qualidade, garantida para todo mundo.

SAUÍPE CLUB.
SAUÍPE PREMIUM:  Conceito: Status e serviços exclusivos em sua hospedagem!
O Sauípe Premium é o mais sofisticado dos hotéis da Costa do Sauípe.
Com decoração rústica, é ideal para hóspedes que apreciam serviços exclusivos e impecáveis, culinária de alto padrão internacional e “amenities” que tornam a estadia ainda mais especial.
No Sauípe Premium, os detalhes, o cuidado e a personalização, e exclusividade são levados a um outro padrão. O Conceito internacional de hospedagem garantem satisfação absoluta em Regime de pensão Premium Inclusive.

SAUÍPE PREMIUM.

A CARREIRA EM HOTELARIA E TURISMO.


O Bacharel em Turismo e Hotelaria é o profissional responsável por administrar, trabalhar e prestar consultoria especializada para estabelecimentos turísticos tais como hotéis, hospedarias, pousadas, resorts, spas e restaurantes.
Cabe ao profissional de hotelaria dirigir e organizar tais estabelecimentos coordenando alimentação, acomodação, segurança, funcionários e também as opções de entretenimento dos hóspedes e clientes.
Caso o profissional tenha um perfil mais gerencial e de liderança pode atuar também negociando com fornecedores e autoridades locais para organizar e tirar um melhor proveito da atividade turística, organizando eventos, palestras e exposições.

O CURSO DE HOTELARIA E TURISMO.
O inicio do curso em hotelaria e turismo é bastante teórico, estudando principalmente os fundamentos de administração, contabilidade, marketing e também idiomas (principalmente inglês e espanhol). A partir do segundo ano o curso já começar a se encaminhar por um caminho mais prático, o curso de hotelaria também tem conteúdo na área de direito, gestão prática e fundamentos de hotelaria em si.
Entre os principais fundamentos de hotelaria estudados, temos: logística geral, rec
epção, gestão de alimentos e bebidas, cerimonial e eventos, manutenção física e recreação.
É altamente recomendável o aluno fazer um curso de idiomas extra para melhorar e aperfeiçoar a sua qualificação. Também é necessário ter noções ao menos básicas de inglês para se iniciar o curso de hotelaria e turismo.

GRADE BÁSICA DO CURSO DE HOTELARIA E TURISMO:
  • Contabilidade Básica.
  • Administração de Recursos Humanos.
  • Inglês.
  • Gestão Geral
  • Governança.
  • Fundamentos da Hotelaria e Hospedagem
  • Administração de Patrimônio.
  • Planejamento Logístico.
  • Psicologia Fundamental.
  • Fundamentos do Marketing.
PROFISSÃO DE HOTELARIA E TURISMO:


PONTOS POSITIVOS:
O Brasil, levando em conta seu tamanho e potencial turístico, ainda é um pais subexplorado no que diz respeito ao turismo. A cada mês, dezenas de novos hotéis estão sendo abertos por todo o território (principalmente nas praias do Nordeste e nas regiões frias do Sul) e a carência de profissionais especializados em hotelaria e turismo é muito grande. Há também uma grande procura por profissionais especializados na gestão e organização de grandes eventos tais como convenções, exposições e feiras, em especial feiras agropecuárias no interior do Brasil e ventos ligados a área de hotelaria em geral.

PONTOS NEGATIVOS:
O principal ponto negativo da carreira em hotelaria e turismo é a necessidade de dominar e ser fluente em idiomas. Dominar o Inglês é pré-requisito básico, primário e quase obrigatório, dominar o Espanhol é bem interessante e dominar uma terceira ou quarta língua pode fazer toda a diferença. Do ponto de vista pessoal, quem não tiver um perfil calmo, facilidade de adaptação e sociabilidade deve fugir da carreira de hotelaria, já que o contato humano direto é inevitável.

RESUMO DA FICHA TÉCNICA DO CURSO SUPERIOR DE TURISMO E HOTELARIA.
Graduação no curso de Hotelaria e Turismo:
Habilitação - Bacharel em Hotelaria e Turismo
Duração do Curso: 3 a 4 anos
Área: Ciências Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade, Dinamismo, Competência, Responsabilidade, Sociabilidade. O profissional da Área de Turismo e Hotelaria tem uma grande habilidade e uma facilidade impressionante de fazer os contatos corretos e saber a hora exata de agir – tendo autonomia para tomar as decisões – para resolver as mais diversas situações e imprevistos com um verdadeiro toque de mestre.
Salário Médio: R$ 2.019,00 – (valores referenciais ao mercado de trabalho brasileiro)


DICA PESSOAL:
Em relação a Hotelaria e Turismo em geral, tenho uma boa dica para todos voces: Trata-se do portal oficial do Ministério do Turismo, (link abaixo). Nele, podemos encontrar boas dicas de roteiros, notícias sobre o que está acontecendo na Indústria do Turismo no Brasil e também informações sobre alguns eventos, se você gosta do assunto vale a pena dar uma olhada.
http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html

Um outra dica que gostaria de dividir é: Estejam sempre atualizados, informem-se sobre tudo que está acontecendo no mundo, tenha acesso e faça com que sua equipe esteja sempre por dentro das novidades e notícias sobre o que acontece no mundo, afinal, ter contato com clientes e hóspedes de várias nacionalidades e culturas diferentes é inevitável, e para que o atendimento e tratamento estejam de acordo com o perfil da empresa, perfil da equipe e a altura dos hóspedes, se faz necessário ter conhecimento das mais diversas visões de mundo, compreendê-las, aceitá-las e respeitá-las como se fossem seu próprio ponto de vista. Isso ajuda e faz diferença na hora de atender, receber, acolher, hospedar e fidelizar seu cliente/hóspede.

Por fim, se você ocupa cargos de chefia, é importante manter sua equipe sempre motivada e pronta para prestar o melhor atendimento em qualquer situação e resolver os problemas que vão do óbvio ao mais imprevisto e inusitado, com eficiência, rapidez, segurança e tendo em mente sempre a satisfação do hóspede.