Desta vez, falarei sobre o funcionamento de uma Agência de Viagens e alguns dos seus departamentos. Assim como todas as outras empresas a existência dos mais diversos departamentos e seus setores depende diretamente do seu tamanho. A grosso modo e falando resumidamente, os departamentos de uma agência de viagens são os seguintes:
DEPARTAMENTO OPERACIONAL NACIONAL:
Este departamento dentro da agência se encarrega diretamente das redes de serviços disponíveis para os produtos nacionais (contatos com hotéis, resorts, receptivos, pousadas, transfers e todos os serviços de âmbito nacional).
DEPARTAMENTO OPERACIONAL INTERNACIONAL:
Este departamento dentro de uma agência trata dos assuntos diretamente ligados aos produtos internacionais (contatos com hotéis, pousadas, agências e/ou operadoras estrangeiras, guias de turismo, relacionamento com fornecedores, clientes, parceiros, acompanhamento dos programas de excursão e viagens dos clientes da agência, assim como rápida solução dos problemas que possam surgir, serviços receptivos, transfers e todos os serviços de âmbito internacional).
DEPARTAMENTO DE EMISSÃO:
Neste departamento são confirmados todos os serviços relacionados a todas as reservas dos clientes da agência e são finalmente emitidos os Vouchers de Viagem, Passagens e quaisquer outros documentos necessários a sua viagem ( desde que estes documentos sejam de responsabilidade da agência de viagens - por exemplo, não é possível obter o passaporte, nem vistos consulares em carteiras de vacinas ... - ) Os documentos emitidos pela agência de viagens são a garantia de que o cliente contratou, pagou e adquiriu assim o direito de usufruir dos serviços descritos no voucher. Os Departamentos de Emissão pode ser divididos em Emissão de Passagens Nacionais, Internacionais, Emissão de Vouchers, entre outros.
DEPARTAMENTO DE VENDAS:
Talvez este seja o departamento mais importante de uma agência de viagens. É no Departameto de Vendas que são fechados os principais negócios. É a parte da agência que tem relacionamento direto com os clientes.
DEPARTAMENTO FINANCEIRO:
É onde o dinheiro da agência é movimentado. Pagamento dos funcionários e comissionamento, assim como todas as outras despesas - água, energia, hotéis, resorts, agências de receptivo, assim como todo o recebimento de faturas e o controle de vencimentos e prazos a serem respeitados -. A maioria das transações hoje em dia é feita via telefone ou internet, reduzindo assim o volume bruto de dinheiro que circula no caixa físico das agências.
DEPARTAMENTO DE MARKETING:
É o departamento responsável pelas estratégias de comercialização dos produtos oferecidos pela agência. É o departamento encarregado de atrair novos clientes para a agência, desenvolve estrategias de divulgação e propaganda das novidades criadas pelo departamento comercial.
DEPARTAMENTO COMERCIAL:
Os funcionários deste departamento estão diretamente encarregados de levar a imagem e os produtos da agência para seus possíves parceiros e fornecedores e divulgar informações sobre as novidades referentes aos produtos e serviços oferecidos pela agência. No departamento Comercial são fechados acordos de cooperação e são acertados as bases tarifárias e o esquema de comissionamento entre as partes (fornecedores, funcionários, equipe de vendas interna, equipe de vendas externa, equipe de vendas nacional e internacional, assinatura dos novos contratos, criar novos produtos e dar suporte a todas as equipes antes, durante e após sua comercialização. Alterações e cancelamentos de contratos também são de responsabilidade do Departamento Comercial - em conjunto com as outras equipes e Direção Geral da Agência).
Gostaria de lembrar que dependendo do tamanho de cada agência, pode haver mais departamentos ou menos, e com funcionários que desempenhem mais de uma função. Todos os departamentos possuem esquema de trabalho bem dependente um do outro. Portanto, se voce pensa em trabalhar em uma agência de viagens, tenha em mente que voce deve ser um profissional que antes de tudo, saiba trabalhar muito bem em equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.