sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

SUA EXCELÊNCIA, O PASSAGEIRO.

             
Um passageiro é uma coisa além de um acento ocupado.
Um grupo de passageiros, significa muito mais do que um bom aproveitamento. O que são eles?  Antes de tudo, são seres humanos, com diferentes personalidades, sonhos próprios, expectativas e reações muito pessoais.
 
             São indivíduos de fácil leitura e entendimento: sorriem quando estão satisfeitos e, normalmente irritam-se quando maltratados ou tratados com descaso. Voltarão a procurar-nos se ficarem satisfeitos. Do contrário, buscarão outros meios para viajar.
 
             O passageiro é a personalidade mais importante da nossa empresa, quando nos procura em nossos escritórios, no aeroporto, quando nos telefona ou nos escreve. O passageiro nunca significa a interrupção dos nossos afazeres. Ele é a própria justificativa e o principal objetivo do nosso trabalho, precisamos entender que o passageiro não depende de nós, mas nós dependemos dele e de sua satisfação.
            
               Não fazemos favor algum em atendê-lo, ele sim nos presta um grande favor quando nos procura para servi-lo. O passageiro não é a pessoa com quem devemos discutir ou impor nossos pontos de vista, pois, muitas vezes ganhamos uma discussão – muitas vezes sem importância – mas perdemos nosso passageiro.
 
               Um passageiro perdido é alguém pronto para nos prejudicar e muitos passageiros perdidos podem significar o fim da nossa empresa. Cada passageiro, seja ele simpático ou não, é alguém que contribui diretamente para nosso sucesso, temos a obrigação direta de sermos prestativos e corteses para com todos eles, em qualquer circunstancia.
Ensinamento deixado pelo Rubens Martin Berta
Presidente da extinta Cia Aérea VARIG de 1941 à 1966.
 

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