República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 3 de julho de 2011

Série Cidades do Mundo - DUBAI. Emirados Árabes Unidos.

Dubai é considerada a pérola do domínio árabe. Costuma-se ouvir entre os viajantes que se deixam levar por seus encantos a seguinte frase: “Se Deus criou o mundo, o homem criou Dubai”.

Tudo por lá é simplesmente grandioso, megalômano, impressionante, rico, imponente, gracioso, muito detalhado, caprichado, e com um serviço – do ponto de vista turístico e empresarial – simplesmente perfeito, preciso e de alta qualidade profissional.

Dubai está encravada no meio de uma paisagem desértica, com temperaturas de fritar ovos em asfalto, e mesmo assim consegue ter seus encantos, e estes não são poucos. Claro, Dubai é um destino que foi pensado e planejado para viver única e exclusivamente do turismo. E por lá o desenvolvimento não pára! São canteiros de obras que surgem em todos os lugares e em questão de dias, a construção já está com cara de mais um projeto vitorioso, e alguns meses depois um grande arranha-céu já está com suas formas quase plenas alterando a paisagem da cidade.

Com toda certeza, nenhum turista que visita Dubai, fica indiferente diante de todas as opções que este lugar tem para oferecer e do imenso potencial que o povo árabe tem para fazer as coisas acontecerem.

Ao desembarcar do avião em Dubai os turistas dão de cara com uma cidade que possui um charme respeitoso, uma paisagem futurista, largas avenidas, um estilo elegante, particular e muito refinado. Assim sendo, Dubai mostra a cara de um novo mundo árabe. Preparado para conquistar definitivamente um lugar de destaque e enfrentar de igual para igual os desafios propostos pela Indústria do Turismo e dos clientes exigentes da Hotelaria de Alto Luxo. Dubai é realmente uma cidade única.
Sabendo de tudo isso, e com o aumento do fluxo de turistas que sonham e desejam conhecer um pouco mais sobre Dubai, as companhias aéreas tem colocado um número maior de vôos e conexões com os terminais de passageiros dos Emirados Árabes, com grande destaque para Abu Dhabi, Dubai e Doha.
Aqui estão algumas dicas preciosas e informações gerais para que sua viagem para os Emirados Árabes seja a melhor de todas:

CLIMA:
Entre Novembro e Abril a temperatura da região é agradável, por volta dos 25 aos 30 graus. Durante o Verão de Maio a Outubro ultrapassa facilmente os 40 graus.

ROUPAS IDEIAS:
Os Emirados Árabes Unidos (em Inglês, UAE – United Arabian Emirates) e o Qatar não tem regas muito rígidas com relação ao vestuário, mas pelo fato de serem países islâmicos, recomenda-se o uso de roupas mais recatadas. Roupas de banho são aceitáveis nas piscinas dos hotéis e das praias. Roupas bem leves de verão são adequadas para maior parte do ano. Casacos e agasalhos leves também são recomendados, especialmente no período de inverno, especialmente ao cair da noite. Mas o que torna-se indispensável em Dubai é o uso dos chapéus, óculos escuros, protetor solar de alto fator de proteção e hidratar-se bastante, visto que além de quente o clima é bem seco.

VOLTAGEM:
A voltagem usada nos Emirados Árabes e no Qatar é 220/240v. A grande maioria das tomadas já é de 3 pinos, porém grande parte dos hotéis disponibiliza adaptadores de 2 pinos sem problema.

MOEDA LOCAL:
Em Dubai e Abu Dhabi a moeda é o Dirham (A taxa de câmbio aproximado é de 1Dirham = R$0,46). No Qatar a moeda local é o Rial. (A taxa cambial é de 1Rial = R$0,46).  Procurem informações sobre a taxa de conversão cambial antes de embarcar, apenas um telefonema para um bom agente de viagens ou até mesmo seu guia pode ajudar com esta informação.

HORA LOCAL:
Em Dubai e Abu Dhabi o fuso horário varia de 4 a 6 horas a mais que o horário oficial do Brasil (Brasília GMT+3) em função do Fuso Horário de Verão em cada país.
Já para o Qatar/Doha – O fuso horário vaia de 3 a 5 horas a mais em relação ao horário oficial do Brasil, em virtude do Fuso Horário de Verão em cada país.

LIGAÇÕES PARA O BRASIL:
Os serviços de telecomunicações são excelentes, tanto nacionais como os internacionais. Há um eficiente sistema e discagem direta internacional na maioria dos hotéis e cafés com acesso a internet espalhados por toda a cidade. Cartões telefônicos estão facilmente disponíveis nas lojas e podem ser utilizados na maioria dos telefones púbicos. O único inconveniente é o fato de não ser permitido o uso de comunicação via rádio. A Embratel não tem um acordo de operação com os Emirados Árabes nem com o Qatar para ligação DDI a cobrar.

TRANSPORTE:
Em Abu Dhabi e em Dubai, os táxis são a maneira mais comum e mais prática de se locomover. Os veículos podem ser encontrados fora dos shopping centers, hotéis e as ruas de movimento comercial ou empresarial. Além dos táxis, as duas cidades dos Emirados Árabes Unidos possuem uma rede de linhas de ônibus que cobre todas as áreas dentro da cidade. Dubai ainda dispõe de um moderno metrô, que fica convenientemente localizado. Já em Doha, os táxis são a melhor alternativa de locomoção, já que a cidade não tem opção de metrô e o serviço prestado pelas empresas de ônibus são escassos. Caso os turistas tenham pressa, os hotéis tem contatos com as agências de locação e serviço de táxis aéreos, os turistas tem a opção de encurtar as distâncias entre as cidades dentro dos Emirados Árabes voando em helicópteros modernos. Um serviço caro, exclusivo e que tem aceitação plena de todos os executivos que visitam o local em número cada vez maior.

VIDA NOTURNA:
A vida noturna em Dubai, Abu Dhabi, e no Qatar é bem animada e variada. Há bares, cafés e danceterias com bandas tocando ao vivo e DJ´s de grande renome internacional, sempre dentro dos hotéis. Os bares vão de sofisticados lounges até os mais normais e tradicionais pubs irlandeses. Há excelentes boates típicas da região do oriente médio com shows de música árabe ao vivo e os turistas têm a oportunidade de fazer contato com a produção musical e cultural da cidade.

BEBIDA ALCOÓLICA:
Há uma variedade enorme de opções de vinhos, cervejas e todos os tipos de drinks nos hotéis e restaurantes de Dubai, Abu Dhabi e Doha. No entanto, os restaurantes situados fora dos hotéis não têm permissão para servir bebidas alcoólicas. Vale lembrar que no território dos Emirados Árabes, menores de 21 anos não têm permissão para consumir bebidas alcoólicas de maneira alguma.

COMPRAS:
Tente resistir as compras em Dubai. Se você conseguir, será por pouquíssimo tempo. A cidade está repleta com variadas lojas e produtos de todos os tipos e faixas de preço.
Nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar é possível encontrar algumas das melhores mercadorias do mundo a preços bem abaixo do normal. Dos modernos shoppings até aos tradicionais “Souks” (mercados) encontra-se de tudo, de tecidos a óleos perfumados, eletrônicos, jóias e etc.
Já nos souks e nas lojas menores, a regra é negociar. Uma dica para quem visita os mercados árabes é nunca aceitar a primeira oferta de preço, sempre pechinche! Os negociantes locais não se ofendem caso os turistas não levem os produtos expostos, mas podem ficar irritados se o cliente não curtir a negociação, a barganha é parte cultural tradicional muito exercida por estes lados.

ALIMENTAÇÃO:
Os hotéis oferecem diversas opções de lugares onde comer e beber, desde cafeterias modernas e com astral bem jovem e contemporâneo até os mais sofisticados restaurantes especializados nas mais diferentes cozinhas. A enorme variedade de restaurantes dentro e fora dos hotéis garante uma ampla variedade de preços. Além da tradicional e deliciosa cozinha árabe, existe um grande número de restaurantes especializados em cozinha internacional e redes de fast food facilmente encontradas pelo mundo.

FOTOGRAFIA:
Esta dica é valiosa para aqueles que quando estão viajando sacam a câmera fotográfica e fotografa absolutamente tudo que encontram pela frente. Nos Emirados Árabes é proibido fotografar palácios, instituições governamentais, instalações militares e as instalações das refinarias de petróleo e gás. Voce sempre deve pedir permissão antes de tirar fotos dos habitantes locais. Uma última dica de sobrevivência: por mais que seja exótico, diferente e tentador, não fotografe as mulheres vestidas de burca ou em trajes tradicionais, por questão de respeito aos fundamentos religiosos e culturais das nações muçulmanas.

VSITO:
Os visitantes Brasileiros devem solicitar visto de Turista antes de embarcarem aos Emirados Árabes Unidos e ao Qatar. Sua agência de viagens e/ou operadora tem condições de ajudar com os trâmites para obtenção dos vistos.

Bom Saber... - RAMADÃ:
O Ramadã é o mês sagrado em que os muçulmanos comemoram a revelação do Sagrado Alcorão, e todos os muçulmanos devem fazer jejum, desde o amanhecer até o anoitecer. Nesse mês, é estritamente proibido comer, bebe ou até mesmo fumar em lugares públicos durante o dia. Bebidas alcoólicas também não são servidas durante o dia, mas estão disponíveis logo após o por do sol para os não-muçulmanos.
O entretenimento ao vivo e música alta em casas noturnas e danceterias são proibidos e com relação ao vestuário, se faz necessário o uso de roupas recatadas em público. A maioria das empresas e lojas abre apenas por algumas horas durante a manhã e reabrem normalmente logo após opor do sol, geralmente até após a meia noite. O por do sol, marca exatamente o fim do jejum, quando os familiares e amigos se juntam para desfrutar das refeições. O Ramadã dura aproximadamente 30 dias e das datas não são fixas. Por isso, vale sempre consultar seu Agente de Viagens para saber sobre as datas corretas.

Em destinos como Doha, Abu Dhabi e Dubai, cidades que pretendem viver única e exclusivamente do turismo, uma coisa que não pode faltar são as atrações turísticas, e neste quesito, os Emirados Árabes tem motivos de sobra para garantir fotos espetaculares. O Blog Jefferson World Trip traz uma pequena mostra de tudo isso. Os Emirados Árabes é um destino único, e para todo lado que se olhe temos sempre a impressão de que o cenário é inspirado em filmes de ficção científica. Os Emurados Árabes são realmente um lugar incrível. Para entender, tem que ir.
Vejam as fotos.
(Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior)

Atlantis Dubai. - jardim -.
Hotel Atlantis Dubai.

Emirates Palace Hotel.
Mesquita Jumeirah.
Hotel Burj Al Arab. - Entrada.
Hotel Burj Al Arab visto da Jumeirah Beach.
Placa sinalizando a  entrada do Burj Khalifa.
Mega arranha-céu  que tornou-se mais um ícone de Dubai.


Burj Khalifa.
Mega arranha-céu que tornou-se mais um ícone de Dubai.
Estação de Metrô de Dubai.
Plataforma de Embarque do Metrô de Dubai.
Trem do Metrô de Dubai. Foto: Divulgação. - 
 Dubai Government: Dubai Tourism Authority & Dubai Convention and Visitors Bureau.
Museu de Arte Islâmica - Doha - QATAR.
"Old Souk" - Mercado típico nas ruas de Doha. QATAR.
Safari no Deserto. Dubai.
Produtos das vitrines nas lojas do "Dubai Gold Souk".
 Mercado de Ouro de Dubai.
Entrada do Dubai Mall.
O Maior Shopping Center do Mundo.
Vão na entrada do Dubai Mall.
Foto Aérea do maior aquário do mundo.
Mais uma atração imperdível do Dubai Mall.
Ski Dubai. A maior pista de Ski Indoor do mundo.
Mais uma atração do Dubai Mall.
Ski Dubai. Incrível!!
Ferrari World.
Atração imperdível em Adu Dahbi.
Coluna na entrada do Ferrari World.
Stand dedicado aos Super Modelos campeões da Ferrari.
Ferrari World Adu Dahbi.
Vista Aérea da Marina Dubai.

4 comentários:

  1. Gostei. Achei bonito e com informações claras
    Dina Chequer

    ResponderExcluir
  2. isso ser um sonho maravilhosamente lindooooooooooooooo eu amo o orinte e tudo que ha nele

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sra. Dina Chequer. - Fico feliz com seu comentário. Muito Obrigado.
    Every - É só arrumar as malas, pegar o visto e correr prá aproveitar tudo que um lugar como Dubai oferece. Demais mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Um amigo está em Dubai sem telefone e sem lap top
    como posso ajuda-lo? ele pode ligar a cobrar para o Brasil? se sim como o faz?
    eu posso enviar-lhe um telefone e um lap top ? ou até mesmo o dinheiro?

    fico no aguardo

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.