República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 7 de abril de 2013

CONHEÇA A ISLÂNDIA.



A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no Oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no Oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia. O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados. A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional. Devido à sua localização, a Islândia tem uma grande atividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afeta muito a sua paisagem. O interior é constituído principalmente por um planalto caracterizado por campos de areia, montanhas e glaciares. Aquecida pela corrente do Golfo, a Islândia tem um clima temperado em relação à sua latitude e oferece um ambiente habitável.
 
A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela ONU  - Organização das Nações Unidas  -  como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.
 
A Islândia é um dos países com os melhores indicadores de saúde do mundo. Praticamente não possui poluição, sua população tem alta expectativa de vida e baixa taxa de mortalidade infantil. Além disso, a quantidade de médicos por pessoa na Islândia é maior do que a de qualquer outro país do mundo. Não existe setor de saúde privado no país, e todos os habitantes têm acesso ao sistema público de saúde islandês.
 
A educação é uma prioridade na Islândia. (Dá um orgulho danado de morar em um país assim.)  Um dos princípios básicos do sistema educacional islandês é de que todos devem ter oportunidades iguais de acesso ao conhecimento independentemente do sexo, cor, religião, cultura e condição social.
 
A Islândia possui uma taxa de criminalidade menor do que a de muitos paíse desenvolvidos. (Outro pont que dá um orgulho enorme de morar em um país como a Islândia.) Alguns fatores que contribuem para essa taxa reduzida são o alto padrão de vida, a pequena população e a força policial bem treinada. Dentre os crimes mais comuns no país estão os pequenos assaltos e arrombamento de carros, que ocorrem principalmente na capital do país.
 
Come-se muito bem na Islândia. A culinária islandesa é conhecida pela utilização de produtos frescos, livres de agrotóxicos e de outras substâncias químicas. Seus peixes são renomados pela pesca responsável e pelos elevados padrões de qualidade. A partir do século vinte, os habitantes da Islândia passaram a utilizar outros ingredientes de origem estrangeira além daqueles de origem nórdica, mas os ingredientes frescos do país continuam sendo a parte mais importante da culinária islandesa.
 
O turismo está entre os setores que mais crescem na economia islandesa. Na última década, o número de turistas aumentou em mais de cem por cento, atingindo 566 mil em 2011 que movimentararam cerca de 824 milhões deE uros no país. Eles vêm principalmente dos países nórdicos, da Europa central e meridional e do Reino Unido.
 
A Islândia possui as mais diversas atrações turísticas. As caraterísticas naturais, principalmente as mais peculiares como os Gêisers, as Piscinas de Lama Quente, e os Glaciares atraem muitos visitantes para o país. Uma das principais atrações é a Lagoa Azul ( Bláa Lóniò)famosa principalmente por suas propriedades terapêuticas. Sendo o país com menor densidade populacional da Europa, o cénário natural se encontra bastante conservado, o que atrai, além dos turistas, muitos fotógrafos, artistas, pesquisadores e cientistas. Na Islândia, estão dois patrimônios mundiais declarados pela UNESCO, o primeiro deles é o PArque Nacional Pingvellir (Thingvellir), notório porque no local funcionou o parlamento do país a céu aberto até 1768; o segundo é a Ilha Surtsey, que surgiu na década de 1960 a partir de uma erupção vulcânica e permaneceu intocada desde então.  
 
O transporte marítimo de passageiros para o país é feito por meio de uma balsa que sai da Dinamarca, passa pelas Ilhas Feroe e chega em Seyðisfjörður, no oeste do país. Entretanto, durante o inverno do hemisfério norte, entre outubro e abril, esse serviço não está disponível. Em relação ao transporte aéreo, a Islândia possui 99 aeroportos, mas somente seis deles possuem pista pavimentada. O Aeroporto Internacional de Keflavík, a 48 quilômetros da capital do país, é o mais movimentado da Islândia, sendo que somente no ano de 2007, mais de dois milhões de pessoas passaram pelo terminal aeroviário. As companhias aéreas do país oferecem voos regulares para diversas localidades na Europa e América do Norte.
 
Por estas e outras a Islândia continuará sendo um destino que trará sempre grandes e boas surpresas aos turistas e visitantes. Um local rústico  e tradicional e ao mesmo tempo moderno e elegante. Faça da Islândia seu próximo destino de férias. Façam as malas e Boa Viagem.

Seguem as fotos:
Casas Tradicionais de Turfas da Islândia.
 
Uma amostra da exótica comida Islandesa.
 
Os surpreendentes Gêisers na paisagem da Islândia.
 
A impessionante Lagoa Azul.
 
Reykjavík - Belíssima Capital da Islândia.
 
VULCÕES.
Senhores absolutos da exótica paisagem da Islândia.
                                  
                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.