República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sábado, 9 de junho de 2018

VOLTEI A NATAL – RN



Dando seguimento nas atualizações do meu blog, decidi fazer uma nova visita a uma das cidades mais deliciosas do Nordeste, estou falando dela: a belíssima e ensolarada Natal. Com seu ar puríssimo e um litoral fascinante, Natal não só recebe os visitantes/turistas, mas abraça de modo caloroso de receptivo todas as pessoas que decidem ir pela primeira vez ou voltar a este paraíso.

Natal tem muitos encantos, entre eles podemos citar o povo hospitaleiro e sempre muito esforçado para receber bem e servir melhor ainda, o sol que se considera dono do lugar -  que brilha e faz a felicidade das pessoas que o procuram -,  destaque ainda para a comida deliciosa servida em porções fartas que agrada a todos os paladares adoradores de frutos do mar, um clima agradabilíssimo em todas as épocas do ano entre tantos outros motivos de destaque que fazem parte do dia a dia dos moradores e turistas que escolhem Natal para descansar, curtir as férias, fazer aquelas comprinhas de produtos de artesãos locais, para negócios, shows e eventos de toda ordem.

Natal, além de uma cidade receptiva com vocação turística evidente, tem mostrado uma versatilidade crescente entre as capitais nordestinas, nos quesitos serviços, hospedagem, acessos e atendimento a melhora é perceptível. Observei ainda um empenho enorme da prefeitura da capital em promover festas e eventos em lugares distintos e em polos diversificados espalhados por toda a cidade – me refiro ao Carnaval de 2018 que foi um dos mais bem organizados e com opções de diversão gratuitas todos os dias em diferentes pontos da cidade -,  um destes polos de diversão era a  Praia de Ponta Negra, point que independente da temporada/época do ano consegue manter um número satisfatório de turistas circulando em suas ruas.

Desta vez tive a oportunidade de visitar a Praia de Pirangi e aproveitar um dia maravilhoso numa das inúmeras barracas de praia, voltei ao maior cajueiro do mundo, pude conhecer pontos turísticos e as histórias particulares de cada um deles contadas por um guia fantástico, extremamente solícito e disponível. Nosso anfitrião foi o Thiago Lucena, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tivemos a sorte de visitar uma das sorveterias mais incríveis que eu pude conhecer, a Preciosa – Gelateria Artesanal Italiana - , um ambiente muito aconchegante, de muito bom gosto, com uma decoração sóbria e mesas que convidam a uma boa conversa com amigos e uma vitrine – quase indecente -  onde os gelatos ficam expostos convidam a provar – várias vezes inclusive – todos os sabores, cada um mais delicioso que o outro, vale muito a pena a visita.

Desta vez optei por fazer uma viagem rodoviária e saindo do Terminal Integrado de Passageiros de Recife (TIP Rodoviária Interestadual)  embarquei num ônibus double-deck da auto viação Progresso que me proporcionou uma viagem rápida, segura e bem tranquila.

Fiquei hospedado na Praia de Ponta Negra novamente e pude explorar um lado diferente da cidade e isso me deixou muito feliz, pois gosto de conhecer a cidade do mesmo modo que os nativos vivem e a conhecem, desde passeios realizados a pé até a utilização de serviços de transporte coletivo que servem muito bem todas as áreas da cidade.

O Carnaval da cidade foi incrível, calmo e seguro, com pessoas de vários lugares do Brasil e muitos turistas estrangeiros, com opções variadas para curtir a noite, passeios agradáveis à beira mar, opções de restaurantes bem diversificadas e um food court com inúmeros food trucks oferecendo todo tipo de comida – da cozinha francesa, italiana, chinesa, brasileira/regional, sobremesas, música ao vivo, DJ´s performando seus sets no meio da praça, um bar com diversas opções e bebidas que atente todos os frequentadores de modo rápido, prático e bem ágil, foi uma grata surpresa. -  em termos de jantar eu me tornei fã mesmo do restaurante Pinga Fogo, com um buffet que dá água na boca logo de cara, um balcão de carnes preparadas – assados ou grelhados ali, na hora – um balcão de sushi fantástico, massas, frutos do mar, saladas, uma seleção de molhos e azeites impecável, um serviço de primeira categoria, tudo muito bem climatizado, organizado, um buffet de sobremesas que faz qualquer um sair da dieta, tudo extremamente bem preparado. (o Restaurante Pinga Fogo é relativamente caro, quando comparado com outros restaurantes, mas o serviço e a comida valem a pena cada centavo!)

Por estas e outras que Natal continuará ocupando um lugar especial na minha galeria de lugares favoritos na imensidão do nordeste brasileiro. Quero voltar sempre e torço para que o desenvolvimento chegue e não destrua a aura mágica e delicada que Natal tem de ser uma cidade muito querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-la.

Confiram as fotos:


Flagrante do nascer do sol em Ponta Negra.

Letreiro de Natal - Praia de Ponta Negra - antes do amanhecer.

Mapa da área de Pipa, Tibau do Sul e região.

Morro do Careca -
principal cartão postal da praia de Ponta Negra -
Rio Grande do Norte.

Praia de Pirangi. Uma verdadeira joia do litoral potiguar.

Vista da parcial da cidade, Natal ao amanhecer,
fotografada da base do Morro do Careca.

Shopping de Artesanato Potiguar. Um lugar incrível para compras.

Olha só este trabalho maravilhoso dos artistas potiguares com argila.
Foto produzida no Shopping de Artesanato Potiguar.

Shopping Praia. Praia de Ponta Negra.
Pertinho de todos e tem de tudo.
Na Recepção do lugar onde ficamos hospedados,
recebemos logo de cara esse recado.

Um flagrante de um céu maravilhoso
em uma caminhada nas areias da Praia de Pirangi.
Simplesmente não tenho maturidade para lidar
com um sorvete desses! Preciosamente elaborado
seguindo etapas da produção dos melhores gelattos italianos.

Sorveteria Preciosa, muito charme e muito sabor em um só lugar.

Viação Progresso faz a linha direta Recife-Natal.
Rapidez e conforto na medida certa.
No mirante natural no topo de uma falésia,
nosso guia local Thiago Lucena, meu companheiro de viagem
Elenildo Silva (Fotógrafo) e eu.

Gelateria Preciosa Natal – Instagram:
https://www.instagram.com/preciosagelaterianatal/?hl=pt-br

     Restaurante Pinga Fogo:
Gastronomia Self-Service casual e diversificado com pratos do dia a dia, em ambiente amplo e despretensioso. (Excelente serviço e atendimento).
Endereço: Av. Eng. Roberto Freire, 8656, Praia de Ponta Negra, Natal RN - CEP: 59076-630
(Aberto para almoço e jantar. Normalmente fecha as 23:00hs)
Pedidos também podem ser feitos pelo aplicativo iFood
Telefone: (84) 3236-3507 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.