República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 7 de novembro de 2010

SÉRIE CIDADES DO MUNDO – Nordeste Brasileiro – Maceió – AL.

Depois de Buenos Aires, Santiago, Fortaleza, Recife e 25 dicas sobre 25 cidades na Europa e dos 21 destinos nos Estados Unidos e Canadá, é hora de voltar ao Nordeste Brasileiro. Desta vez vamos ao estado de Alagoas. A capital, Maceió é uma atração espetacular.

Com um litoral de 40 quilômetros de praias, Maceió consegue encantar todos os visitantes. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e seus coqueirais, as fazendas de cana-de-açúcar que encontramos no caminho, os moinhos de farinha... Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários paradisíacos como Tabuba e a Praia do Gunga, garantem aos turistas dias de férias com oportunidades bem variadas e todas estas atrações estão localizadas a curtas distâncias dos principais hotéis.

O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Pena que os efeitos da poluição já se fazem sentir a olhos vistos. Uma das mais famosas, a praia de Jatiúca está cheia de valas negras. Há mais de dez anos a Prefeitura de Maceió promete construir um emissário, mas até hoje, quase nada foi feito – lamentável -. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão. De Pajuçara, por exemplo, partem as jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.

Afastadas da orla ficam as atrações culturais, todas espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitetônicos variados - que vão do barroco ao gótico - e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia que vem recuperando o ilustre título, lá encontram-se muitas construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns que foram restaurados e hoje abrigam bares e boates. Quem prefere curtir a noite embalada pelo ritmo da zabumba, triângulo e sanfona do legítimo de forró pé-de-serra, o endereço é a orla de Ponta Verde.

O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, encontram-se restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional - regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios - aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até mexicanos e peruanos, há restaurantes para todos os gostos e bolsos. Não deixe de experimentar pelo menos um quitute que leve sururu, um saboroso molusco de propriedades afrodisíacas. Reserve ainda um espaço para a tradicional tapioca – minhas favoritas em duas categorias; salgada: é a de carne seca com queijo cheddar, doce: tradicional de côco ralado com leite condensado - , mas estas são apenas duas das mais de 30 opções e sabores de recheio, uma comida típica, calórica e energética, para agüentar o pique nordestino, só com um cardápio reforçado como esse.

Típicos também são os trabalhos das famosas rendeiras de Alagoas. Passada de mãe para filha, a arte confere cores e bordados a peças diversas encontradas no bairro do Pontal da Barra. Vendidas e exportadas para diversos países.

Nos arredores de Maceió, a rusticidade é a palavra-chave, em especial na Costa dos Corais, ao Norte. As praias espetacularmente desertas e acessíveis pela estrada emoldurada por coqueirais, como Praia de Carro Quebrado e Tatuamunha, estão localizadas em vilarejos bem simples. Em compensação, abrigam charmosas pousadas.

Já quase em Pernambuco, o destaque é Maragogi, com suas imensas piscinas naturais conhecidas como Galés. No sentido oposto, o destino é Penedo, uma bucólica cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Dali é fácil partir para a foz do Velho Chico e apreciar o encontro de suas águas com o mar, rodeado por imensas dunas douradas.

Agora é com você, arrume as malas e Boa Vagem. Com certeza todos serão muito bem-vindos e super bem recebidos em Maceió. Visite o estado de Alagoas e explore todos seus encantos.
Praia da Jatiúca - vista parcial ao entardecer.
Piscina do Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Praia de Pajuçara.
Praia do Gunga.
Barra de São Miguel.
Falésias da Praia do Carro Quebrado.


Vista aérea do Resort Salinas de Maragogi.


Galés - piscinas naturais em Maragogi.
Praia de Tabuba.
Praia de Tatuamunha.
Foz do Rio São Francisco.  "Velho Chico".

Um comentário:

  1. Excelente escolha de segmento de mercado, mais uma vez.
    Desculpe a falta de tempo. Vou seguir o seu trabalho, extremamente profissional.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.