República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sábado, 31 de julho de 2010

SÉRIE CIDADES DO MUNDO - Nordeste Brasileiro - Recife - PE


        Recife é a capital do estado de Pernambuco, uma das mais importantes cidades do Brasil, com uma população aproximada de 1.535.000 habitantes. Recife está localizada no litroral Pernambucano, é cortada por vários rios e unida por várias pontes, cenário que  fortaleceu sua fama como a "Veneza Brasileira".

UM POUCO DE HISTÓRIA:
Recife foi fundada pelos Portugueses em  1537 e dominada pelos Holandeses no século XVII.
Quando foram expulsos da cidade, os  holandeses e judeus vagaram pelo oceano Atlântico e fundaram a cidade de Nova Amsterdã, hoje Nova York. Recife vangloria-se de ter erguido a primeira sinagoga das Américas, aglomerar mais de um milhão de pessoas no maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada, durante o Carnaval.  Além de possuir uma cultura bastante rica, com bastante influência e relevância na música, literatura e nas artes plásticas.

 Outra cidade que merece seu lugar de destaque é a bela Olinda. Com seus casarões e igrejas repletas de histórias emolduradas por um mar de beleza ímpar. Olinda é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade - título concedido pela Unesco-.  Em Olinda é possivel visitar os vários ateliês de artes plásticas e ver os artistas trabalhando. Se for durante o  periodo pré ou durante o carnaval, não perca os desfiles de blocos e troças com orquestras de frevo e  seus bonecos gigantes.


Outro passeio imperdível, é conhecer a Praia de Porto de Galinhas e suas piscinas naturais. Porto de Galinhas possui uma das maiores e mais desenvolvidas estruturas hoteleiras do nordeste brasileiro, com seu charme inconfundível, Porto de Galinhas ainda tem muitas surpresas para todos aqueles que a vistam. Diversas  opções gastronômicas, lazer, entretenimento e diversão noturna que vão fazer de sua estadia a mais incrível de todas as experiências.


COMO CHEGAR: Há diversas formas de se chegar à Recife, caso deseje optar pela maneira mais rapida e cômoda de viajar longas distâncias, Recife abriga o Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freire - o maior e mais moderno aeroporto do nordeste -.  Recife tem ligação aérea com as principais cidades do mundo. Sendo o destino principal ou servindo como base de operações de conexão para diversos destinos nacionais e internacionais.


Aproveitando que falamos no aeroporto, que tal aproveitar sua estadia um pouco mais e embarcar num dos 3 vôos diários com destino a um verdadeiro paraíso? Quem não conhece o Arquipélago de Fernando de Noronha não tem a mínima idéia  dos caprichos que a natureza é capaz de fazer. Não tem comparação. Tudo em Fernando de Noronha é simplesmente encantador, relaxante, paradisíaco, estupendo....tudo isso junto....mas com uma simplissidade charmosa e cativante, típicos do lugar.

DICAS DE HOSPEDAGEM:
ECONÔMICOS:

Hotel Aconchego
Rua Félix de Brito e Melo, 382 - Boa Viagem - Recife - PE
Telefone: ( + 55 81 ) 3084-2811
aconchego@hotelaconchego.com.br
http://www.hotelaconchego.com.br/



Nacional Inn Recife
Rua Ribeiro de Brito, 1250 - Boa Viagem - Recife - PE
Telefone: ( + 55 81 ) 2123-1700






MODERADOS:

Canáriu´s Palace Hotel
Rua dos Navegante, 435 - Boa Viagem - Recife - PE
Telefone: ( + 55 81 ) 3465-1532
reservas@hotelcanarius.com.br
http://www.hotelcanarius.com.br/







EXECUTIVOS:


Hotel Atlante Plaza
Avenida Boa Viagem, Boa Viagem - Recife - PE
Reservas:
Escritório Recife: ( + 55 81 ) 3302-4446
Escritório São Paulo: ( + 55 11 ) 3257-0962
reservas@ponteshoteis.com.br





Mar Hotel Recife
Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem - Recife - PE
Telefone: ( + 55 81 ) 3302-4444
Central de Reservas:
( + 55 81 ) 3302-4446
reservas@ponteshoteis.com.br




Best Western Manibu Recife
Av. Conselheiro Aguiar, 919 - Boa Viagem - Recife - PE
Telefone: ( + 55 81 ) 3084-2811
Toll Free: 0800-761-5001
reservas@hotelmanibu.com.br



SOFISTICADOS:
Nannai Beach Resort.Rodovia PE 09.
Acesso a Praia de Muro Alto. Ipojuca - PE.
Telefone: ( + 55 81 ) 3552-0100
Central de Reservas: reservas@nannai.com.br
http://www.nannai.com.br


Summerville Beach Resort.
Praia de Muro Alto - Ipojuca - PE
Reservas:
( + 55 81 ) 3302-4446

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Momento de descontração: Apertem os cintos. Turbulência em Avião.


         Quem nunca passou por um vôo com uma leve, moderada ou severa turbulência? Se vc levantou a mão ao ler isso, considere-se um felizardo(a) - acrescente um (s) caso voce esteja lendo isso com uma companhia que também tenha levantado a mão -

         Bem, eu estava em mais uma das intermináveis viagens pela América do Sul, efetuei meu check in, espera na sala vip, chamada para embarque, localização do assento, acomodação dos demais passageiros, cumprimentei meu vizinho de poltrona, ele me responde calma e friamente, saudação do capitão-piloto da aeronave, apresentação da tripulação e  demonstração dos procedimentos de segurança e emergêcia, decolagem, friozinho na barriga.... logo depois o início do serviço de bordo ..... tudo igual, a não ser por um pequeno detalhe, invisível eu ousaria dizer. Me deparei com minha primeira experiência com a famigerada TURBULÊNCIA.

        Forte,  e do mesmo jeito repentino que começou, pouco tempo depois se desfez. Mas o pânico - ou aquela cara de semi-pânico - fica tão clara e evidente que chega ser refletida no sorriso nervoso, preocupado, apreensivo e as vezes quase displicente que emoldura o ar blasé dos comissários de bordo, como se dissesem em uníssono: " Senhores passageiros, estamos sobrevoando uma área onde os ventos encontram-se instáveis e vamos enfrentar um período de turbulência, a oscilação que vamos experimentar é normal e está tudo sob controle...logo depois vamos vamos dar as mãos e cantar todos uma canção entitulada, "Kumbaya".... Socoooorro!

        O balanço quase me dá enjôo, e para não cometer uma gafe homérica  - digo, para não cometer mais uma gafe - eu resolvi abrir os olhos e observar a reação das pessoas, o que vi mudou minha vida para sempre: a sensação de enjôo foi embora quando percebi que todos os passageiros a minha frente pareciam dançar  involuntariamente, todos no mesmo rítmo cadenciado, ensaiadinhos, perfeitos, parecendo coreografia de trio elétrico no carnaval baiano, todos sentados, postura colada no assento e apenas a parte superior de suas cabeças podia ser vista por mim que estava em um assento perto das últimas fileiras de poltronas. Eu sei, rir diante de uma situação preocupante como esta não era esperado, principalmente por tratar-se da minha primeira vez, - é verdade, tenho que admitir, a primeira vez, nunca esquecemos.....eu comprovei, é assim também com turbulências.-

         O mais curioso era que eu não consegia parar de rir dos cabelos loiros, lisos, cacheados, pretos, castanhos, longos, curtos, carecas, brancos, ruivos e de todas as tonalidades de tingimento possíveis para um grupo de 210 passageiros, subindo e descendo, cabeças indo para esquerda, direita, esquerda, direita, cabelos ainda saltitando - um minuto: estou falando de saltos tímidos, comedidos, engraçados até, se você pensou em saltos como os da Diane dos Santos, um duplo  twist carpado cravado, invertido com pirueta tripla, esqueça, estavam  todos muito bem presos aos seus assentos com os cintos muito bem afivelados -. Depois de tudo, refeito do susto, crise de riso controlada, a palavra mais apropriada é "abafada" pois eu não queria que os outros passageiros caíssem no ridículo, patético e redundante papel de ter que dizer a pergunta clássica: " Você estava rindo de quê? Não tem nada de engraçado nisso! Algo sério poderia ter acontecido!" Sééééério? Eu tava lendo meu gibí do Tio Patinhas, nem percebi nada! Dãããããã! Como tem gente sem noção nesse mundo. Pensei: - Eu estava rindo de nervoso sua anta, o avião poderia até cair, mas eu cairia como a aeromoça ensinou, "sempre com um sorriso no rosto". -  Toda desgraça nessa hora é pouca! Salvem-se quem puder! Felizmente não foi daquela vez.

         Ah, voces pensam que parou por aí? agora que vem o melhor. Lembram do cumprimento frio e indiferene que recebi do meu vizinho de poltrona? Pois é, o mesmo resolveu puxar papo comigo na última hora de vôo, e é nessas horas que os experts em acidentes aéreos surgem e começam a narrar suas histórias fantásticas e mirabolantes, cheia de exageros e detalhes adicionados abusando da criativade e com a liberdade típica que só os caras de pau conseguem ter. Bem, na falta de oportunidade ou diante da total ausência de algo melhor para fazer, resolvi interagir animadamente com ele, mas estava resoluto: vou dar um jeito de me divertir com isso! Papo vai, papo vem, - tudo muito sem sal - mas eu permanecia empolgado, afinal tinha uma missão, e uma oportunidade poderia surgir a qualquer momento, foi quando o piloto resolveu acelerar o jato e acabar com o atraso decorrente da diminuição da velocidade durante a trubulência, diante da aceleração extra o barulho das turbinas - trabalhando quase a 90% da sua incrível capacidade - tornou-se um leve incômodo, e quando ele percebeu, ele alarmou! ( oops! minha chance! ) Eu resolvi fazer cara de assustado, - se um dia vocês que estão lendo isso tiverem a oportunidade de me cohecerem  pessoalmente, peçam uma demonstração grátis da minha cara de assustado número 16, nossa! -


             Afirmei que era preocupante, este era sem dúvida um quadro claro de perda de pressurização da cabine, cuidado as máscaras vão cair já já! Minha nossa! Ah! ... O cara surtou! Ficou inquieto na cadeira, alarmou os passageiros por perto, chamou as comissárias, fez um circo, e a aremoça veio até ele: " __Senhorita aeromoça, o rapaz falou que esse barulho é por causa da perda de pressurização da aeronave, esse avião não pode cair...." ela percebeu a meu tom de sacanagem, deu um sorriso cúmplice, traquilizou o pasageiro medroso e se afastou - ela lembrou de mim, conheci a Amanda   - jovem chefe de cabine - numa festa
 depois  de um congresso voltado para profissionais  do turismo em
São Paulo, mas isso é outra história.....


         

           O sujeito não se deu por vencido, visivelmene  incomdado por eu ser mais jovem - digo, um garoto com seus 24 anos contra os notórios 60 e poucos anos dele - em sua concepção de viajante expert em aviação, eu não poderia ousar saber mais que ele a esse respeito, Turbulências, Despressurizações etc....ele foi a cabine do piloto, com a desculpa de tirar fotos, informou-se do caso e do barulho das turbinas e veio me contar mais que depressa: "__ Olha só, não é um caso de despressurização, o piloto me informou que é absolutamente normal as turbinas apresentarem esse barulho quando se passa dos 800km/h...." Ahh o coroa me provocou né? eu respondi de imediato - com cara de deixa disso! Qual é?! - solicitem demonstração das caras de "deixa disso" e "qual é" numero único e de série limitada - continuei: E voce acreditou?  Todos eles falam isso, afinal tudo que se fala na cabine fica gravado, ele não quer pânico no vôo, se for cair , que seja uma queda sem ataques histéricos,- adiconei um tom tenebroso na minha voz, fechei levemente os olhos e abri o máximo que pude, prá reforçar a carga dramática do meu texto associada com expressões saídas diretamente dos filmes de terror - eu disse:  lembra daquele boeing que caiu na Índia, foi exatamente assim, só acharam as gravações das conversas nas caixas pretas, além dos 199 corpos carbonizados...  senta aí, e reza, se souber, mas baixinho de preferência! Eu continuei lendo meu gibi do Tio Patinhas, com sorriso disfraçado.

            Ele deve ter feito sujeira na calça, não teve coragem nem de levantar-se prá ir ao banheiro o resto do vôo, notei lágrimas no canto dos olhos dele. Será que peguei pesado? Ah deixa  prá lá. Caso você sente numa poltrona ao lado da minha numa viagem aérea, cuidado, voce pode ser minha próxima vítima. Heheheheheh. Brincaderinha!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como obter o Passaporte?


Primeiramente o interessado na obtenção de Passaporte Comum  deve reunir a documentação abaixo:
- Ser Brasileiro é indispensável, a Igualdade de Direitos para cidadãos portugueses não é suficiente para obtenção do Passaporte Comum brasileiro, sendo necessária a naturalização -

ORIENTAÇÃO GERAL: Todas as informações podem ser obtidas diretamente no site da Polícia Federal  ( www.dpf.gov.br ) ou seguir as instruções seguintes:

1 - Preencher o Formulário Eletrônico de solicitação e agendamento no site da própria Polícia Federal na internet e, posteriormente apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS  - caso deseje, por questões práticas, tenha consigo uma cópia de tudo -

2 - Cédula de Identidade - para maiores de 12 anos. ( OBS: O Documento de Identidade pode ser recusado se o tempo de expedição e/ou estado de conservação imposibilitarem a identificação do requerente. )

3 - Apresentar todos os passaportes anteriores.

4 - Certidão de Casamento / Divórcio / Naturalização / Atualização e/ou Alterações de Nomes.

5 - Título de Eleitor com os comprovantes da útimas eleições anteriores - primeiro e segundo turnos - Na falta dos comprovantes, apresentar uma Declaração da Justiça Eleitoral comprovando que encontra-se quite com suas obrigações eleitorais. -

6 - Certificado de quitação do Serviço Militar - homens com idade entre 18 e 50 anos -

7 - Comprovante bancário de paragemnto da GRU ( Guia de Recolhimento da União ) referente a taxa para emissão do documento. No valor de R$ 156,07 - ( Cento e Cinquenta e Seis Reais e Sete Centavos )

8 - CPF  - em caso de menores o número do CPF pode ser o de um genitor ou responsavel legal maior de 18 anos -

9 - Comprovantes de Residência.

10  - 2 fotos tamanho 5x7 padrão - datadas de fundo branco - nítidas.

( Em alguns casos,  outros documentos podem ser solicitados. - exemlo: Certidão Negativa de Antecedentes Criminais - )

Documentação para Viagens.

Documentos Oficiais Brasieiros
             Toda viagem que se preze tem um líder, um organizador, ou um responsável e este deve ter sim a devida identificação de todos os passageiros - ou grupo de turistas - sob seu comando ou responsabilidade. Caso seja uma viagem por conta própria, ainda sim se faz necessária a identificação sumária dos passageiros que estão embarcados e serão transportados pelas companhias aéreas, empresas de transporte marítimo e   terrestre - rodoviário ou ferroviário -.
          
            Mas algumas dúvidas ainda persistem: Que documentos devo levar? Quais serão exigidos? Será que devo mesmo levar meu registro de batismo na Igrejinha Matriz de São José de Sei-lá-de-Onde?  Devo levar meu álbum de figurinhas de chiclete da década de 80? Devo levar meu boletim e meus desenhos incríveis da minha terceira série?  A resposta é: NÃO para as três perguntas, vamos reduzir de uma vez por todas a quantidade de papel envolvida nesse processo.
   
              Pegando carona no movimento: "Eco Friendly" as companhias aéreas estão abolindo pouco a poco os bilhetes impressos tradicionais, e dando mais valor e ênfase para os Web Tickets ou - E-Tickets - onde o passageiro deve apresentar apenas o código da reserva e seu "bilhete" ou pelo menos o resumo dele será impresso, junto com seu "Boarding Pass" - outro documento indispensável na hora de fazer uma viagem de avião, pois sem este bilhete de acesso a Sala de Embarque, o passageiro não viaja - visto que as salas de embarque são áreas de segurança restritas aos passageiros, funcionários do aeroporto, equipes de solo das companhias aéreas e dos oficiais de polícia e pessoal responsável pela segurança.

              Com relação a identificação efetiva dos passageiros, o documento mais usado e solicitado no momento do Check In, ainda é a Cédula de Identidade. Mas as companhias aéreas também aceitam outros documentos oficiais de classe - ou ordem de identificação profissonal, CREA, OAB , entre outros - CNH - Carteira Nacional de Habilitação - e também é possivel embarcar ao apresentar a Carteira de Trabalho e documentos de identificação militar ou diretamente subordinados ao presidente da república.

               Os documentos devem ter fotos nítidas, e informações legíveis, que facilitem na hora da identificação do passageiro. Além do bilhete de embarque, bilhete de passagem aérea, para as viagens internacionais é necessário ter em mãos um passaporte válido, assim como os devidos vistos de permissão de entrada para visitação ou para a devida finalidade. Em casos de viagem de crianças, estas devem ser identificadas e estar acompanhadas dos pais, irmãos mais velhos, parentes ou representantes legais munidos das declarações e/ou autorizações de viagem redigidas pelos pais - ou por um deles, caso o menor esteja viajando com apenas o pai ou a mãe - devidamente assinadas e com firma reconhecida em cartório antes da data da viagem, e  ainda uma  autorização judicial, obtida no Juízado da Infância e Juventude ou Juizado de Menores - presentes na maioria dos aeroprotos. 

                Em caso de viagem de adolescentes de 12 a 17 anos desacompanhados, estes devem ter toda documentação acima informada, e ficam sob inteira responsabilidade da empresa aérea, rodoviária, etc, contratada para transporte. Crianças de zero  a cinco anos não serão transportadas desacompanhadas nem são admitidas a bordo sem a documentação exigida - para estes passageiros é necessário ainda  a apresentação da certidão de nascimento original. - Crianças de 6 a 11 anos viajando desacompanhadas precisam de um Protocolo de Autorização de Viagem de Menor  Desacompanhado e a Autorização Judicial. Depois de toda documentação devidamente organizada e com tudo pronto, bagagem despachada, só resta desejar...uma Boa Viagem!!

Viajar! Meu verbo favorito!

              Bem, quem afirma que não gosta de uma boa viagem:  não está falando sério, não sabe do que está falando, nunca viajou ou só entende por "viagem" ir até a casa da sogra ou está fazendo uso de alucinógenos. Pior, pode ser uma pessoa que ao falar uma asneira dessas, pode concentrar todas as possibiliades mencionadas  anteriormente, nossa! coitado não é mesmo? Esta primeira postagem tem como "finalidade" desmistificar o conceito do verbo VIAJAR - como?  repete! ...  Só com isso  já dá prá imaginar a mala pronta, passaporte, documentos, câmera fotográfica, guias de turismo e nosso companheiro inseparável, não, nem em  todas as viagens poderemos levar o animalzinho de estimação - pena né - estou falando do cartão de crédito.
           
               Assim como as passagens, vouchers e  bilhetes de embarque, o dinheiro que vai patrocinar essa viagem  antes, durante e nosso  retorno e,  provavelmente todas as outras viagens que virão em seguida, precisa ser levado em consideração. Pois, para viajar, e para que sua viagem seja um sucesso retumbante, o segredo é o PLANEJAMENTOE a chave desse segredo pode estar do outro lado de uma mesa de uma  boa Agência de Viagens - agora estou falando do profissional - o Agente de Viagens, este ser simpático, elegante, culto, viajado e empolgante que tem todas as respostas para nossas dúvidas e incertezas.

                Pelo menos no tocante a sua viagem e seu respectivo programa - calma aí galera, vou defender nosso lado também, se não, corre-se o risco de surgirem  filas intermináveis do lado de fora das agências, e o povo vai achar que temos bolas de cristal e somos capazes de fazer milagres.....se bem que alguns Agentes de Viagens o fazem! Falo dos bons Agentes de Viagens - os melhores profissionais são capazes de operar verdadeiros milagres.  Armados até os dentes com catálogos, fotos, dados, valores corretos e  informações precisas, uma rede de contatos que inclui  o Dalai Lama,  o Recepcionista da Casa Branca e o Quarteto Fantástico    fazem sim uma diferença enorme no nosso planejamento e decisão antes de escolher um destino de viagem. 

                    Por isso, considere todas as possibilidades, faça várias visitas a sua agência e consulte seu agente de viagens sempre que achar necessário, ele terá grande satisfação em atendê-lo. Na próxima postagem falaremos sobre os documentos necessários para uma viagem, autorizações, vacinas,  vistos consulares e orientação para obter o passaporte.