Um passageiro é uma coisa além de um acento ocupado.
Um
grupo de passageiros, significa muito mais do que um bom aproveitamento. O que
são eles? Antes de tudo, são seres
humanos, com diferentes personalidades, sonhos próprios, expectativas e reações
muito pessoais.
São indivíduos de fácil leitura e entendimento: sorriem quando
estão satisfeitos e, normalmente irritam-se quando maltratados ou tratados com
descaso. Voltarão a procurar-nos se ficarem satisfeitos. Do contrário, buscarão
outros meios para viajar.
O passageiro é a personalidade mais importante da
nossa empresa, quando nos procura em nossos escritórios, no aeroporto, quando
nos telefona ou nos escreve. O passageiro nunca significa a interrupção dos
nossos afazeres. Ele é a própria justificativa e o principal objetivo do nosso
trabalho, precisamos entender que o passageiro não depende de nós, mas nós
dependemos dele e de sua satisfação.
Não fazemos favor algum em atendê-lo, ele
sim nos presta um grande favor quando nos procura para servi-lo. O passageiro
não é a pessoa com quem devemos discutir ou impor nossos pontos de vista, pois,
muitas vezes ganhamos uma discussão – muitas vezes sem importância – mas
perdemos nosso passageiro.
Um passageiro perdido é alguém pronto para nos
prejudicar e muitos passageiros perdidos podem significar o fim da nossa
empresa. Cada passageiro, seja ele simpático ou não, é alguém que contribui
diretamente para nosso sucesso, temos a obrigação direta de sermos prestativos
e corteses para com todos eles, em qualquer circunstancia.
Ensinamento deixado pelo Rubens Martin Berta
Presidente
da extinta Cia Aérea VARIG de 1941 à 1966.
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