Atrasos não devem acontecer, mas infelizmente temos que lidar com imprevistos, e estes precisam de soluções rápidas. Quando as soluções são substituídas por desculpas, alguém ficará insatisfeito. Quase sempre estas desculpas só servem para piorar a situação. Nos aeroportos, uma vez que sua reserva tenha sido confirmada pela companhia aérea, os procedimentos para check in, despacho de bagagem, chamada para embarque e partida da aeronave devem seguir dentro do horário anteriormente confirmado.
Caso os atrasos aconteçam por conta dos "imprevistos" - entre eles: falha técnica de algum componente eletrônico/mecânico da aeronave que necessite substituição, falta de ground staff - equipe de solo - para orientar e dar continuidade aos procedimentos, uma dor de barriga no piloto, fechamento do espaço aéreo por conta de péssimas condições meteorológicas, problemas na pista de decolagem principal, ou qualquer outro incidente... - precisa de solução rápida, se esta não vier, os atrasos acontecem, e as desculpas tomam conta do saguão do aeroporto, para piorar, as informações são contraditórias, e quando você pensa que nada poderia ser tão ruim quanto isso, a coisa pode ficar pior sim. ( Lei de Murphy: "Se algo puder dar errado...dará, da pior maneira possível."). O status de sua reserva anteriormente confirmada, aparece CANCELADA.
Agora além do atraso, informações contraditórias, cansaço, fome, uma montanha de desculpas, agora o tumulto é geral e o caos se instala. Esse atraso além de incômodo pode vir acompanhado de muitos prejuízos.
Aqui estão dicas básicas do que fazer e como proceder diante de uma situação dessas:
- Primeiro procure o guichê da companhia aérea. Eles têm a obrigação de dizer o porquê do vôo ter sido cancelado ou atrasado e em qual horário será feito o novo embarque. O pedido de reacomodação pode ser feito logo após o atraso do vôo. Antes era preciso esperar por 4 longas horas, mas com as novas regras da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil ), você pode pedir isso imediatamente!
- Para pedir o reembolso a situação é mais complicada. Somente após as famingeradas quatro horas ou com uma previsão de atraso desse mesmo intervalo você poderá pedir o reembolso. Este deve ser imediato e o pagamento deve ser feito da mesma forma que você o realizou.
- Seu vôo foi cancelado? Você decidiu que não quer mais seguir viagem? Pois bem, voce não precisa mais pagar qualquer tipo de taxa e é um direito seu que a empresa o envie de volta ao aeroporto de origem. Também é possível pedir que a companhia aérea consiga outro tipo de transporte para você terminar a sua viagem. Porém, muitas vezes não há atendentes no guichê ou as informações que lhe são dadas são confusas ou inexistentes. Para não perder tempo e paciência, leia o próximo tópico.
- Procure diretamente as salas de atendimento da ANAC ou um posto de atendimento da Infraero dentro dos aeroportos e registre uma queixa. Leve o bilhete, cartão de embarque e outros documentos que comprovem custos a mais gerados pelo atraso do vôo, como por exemplo telefonemas ou alimentação, perdas de eventos, diárias dos hotéis ou perda de conexões - segundo trecho dos vôos - também entram na conta para a indenização.
- Agora se você já foi à Infraero ou ANAC e nada foi resolvido e o aeroporto ainda não tem uma vara do Juizado Especial, procure então o Juizado Especial Cível da sua cidade. Não será preciso pagar advogado ou taxa para abertura do processo. A única coisa que vai lhe custar é, novamente, tempo e paciência. Mas estes voce já terá perdido ou estará no limite. Se for este o caso, relaxe e tome novo fôlego, voce vai precisar, as companhias aéreas não costumam facilitar.
Mas nem tudo é assim tão ruim assim vai, logo abaixo estão os direitos essenciais de assistência material garantidos aos usuários:
- Em casos de atraso de uma hora: Os passageiros tem direito a ligações telefônicas e acesso à internet.
- Em caso de atrasos de 2 horas: Alimentação (voce paga do bolso e solicita reembolso a comapanhia aérea, mas lembre-se de guardar todos os comprovantes de pagamento caso a companhia aérea não aceite pagar na hora.)
- Em casos onde o atráso é de 4 horas (ou mais): Todos os benefícios acima mais Hospedagem e Transporte. ( continuem guardando todos os comprovantes )
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