República Checa - Czech Republic.

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República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CONHEÇA SEUS DIREITOS - O que fazer quando seu vôo atrasa?

Atrasos não devem acontecer, mas infelizmente temos que lidar com imprevistos, e estes precisam de soluções  rápidas. Quando as soluções são substituídas por desculpas, alguém ficará insatisfeito. Quase sempre estas desculpas só servem para piorar a situação. Nos aeroportos, uma vez que sua reserva tenha sido confirmada pela companhia aérea, os procedimentos para check in, despacho de bagagem, chamada para embarque e partida da aeronave devem seguir dentro do horário anteriormente confirmado.

Caso os atrasos aconteçam por conta dos "imprevistos" - entre eles:  falha técnica de algum componente eletrônico/mecânico da aeronave que necessite substituição, falta de ground staff - equipe de solo - para orientar e dar continuidade aos procedimentos,  uma dor de barriga no piloto,  fechamento do espaço aéreo por conta de péssimas condições meteorológicas, problemas na pista de decolagem principal, ou qualquer outro incidente... -  precisa de solução rápida, se esta não vier, os atrasos acontecem, e as desculpas tomam conta do saguão do aeroporto,  para piorar,  as informações são contraditórias, e quando você pensa que nada poderia ser tão ruim quanto isso,  a coisa pode ficar pior sim.  ( Lei de Murphy: "Se algo puder dar errado...dará, da pior maneira possível."). O status de sua reserva anteriormente confirmada, aparece CANCELADA.
 Agora além do atraso, informações contraditórias, cansaço, fome, uma montanha de desculpas, agora o tumulto é geral e o caos se instala. Esse atraso além de incômodo pode vir acompanhado de muitos prejuízos.

Aqui estão dicas básicas do que fazer e como proceder diante de uma situação dessas:
  • Primeiro procure o guichê da companhia aérea. Eles têm a obrigação de dizer o porquê do vôo ter sido cancelado ou atrasado e em qual horário será feito o novo embarque. O pedido de reacomodação pode ser feito logo após o atraso do vôo. Antes era preciso esperar  por 4 longas horas, mas com as novas regras da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil ), você pode pedir isso imediatamente!
  • Para pedir o reembolso a situação é mais complicada. Somente após as famingeradas  quatro horas ou com uma previsão de atraso desse mesmo intervalo você poderá pedir o reembolso. Este deve ser imediato e o pagamento deve ser feito da mesma forma que você o realizou.
  • Seu vôo foi cancelado? Você decidiu que  não quer mais seguir viagem?  Pois bem, voce não precisa mais pagar qualquer tipo de taxa e é um direito seu que a empresa o envie de volta ao aeroporto de origem. Também é possível pedir que a companhia aérea consiga outro tipo de transporte para você terminar a sua viagem. Porém, muitas vezes não há atendentes no guichê ou as informações que lhe são dadas são confusas ou inexistentes. Para não perder tempo e paciência, leia o próximo tópico.
  • Procure diretamente as salas de atendimento da ANAC ou um posto de atendimento da Infraero dentro dos aeroportos e registre uma queixa. Leve o bilhete, cartão de embarque e outros documentos que comprovem custos a mais gerados pelo atraso do vôo, como por exemplo telefonemas ou alimentação, perdas de eventos, diárias dos hotéis ou perda de conexões - segundo trecho dos vôos - também entram na conta para a indenização.
OBS: Em algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é possível fazer uma queixa no Juizado Especial, que funciona assim: um membro do juizado entra em contato com um representante da companhia aérea para tentar chegar a um acordo. Se esse acordo não for realizado, você poderá entrar com um processo no próprio juizado. O procedimento é bem simples, não tem custo e não há necessidade de contratar um advogado.
  • Agora se você já foi à Infraero ou ANAC e nada foi resolvido e o aeroporto ainda não tem uma vara do  Juizado Especial, procure então o Juizado Especial Cível da sua cidade. Não será preciso pagar advogado ou taxa para abertura do processo. A única coisa que vai lhe custar é, novamente, tempo e paciência. Mas estes voce já terá perdido ou estará no limite. Se for este o caso, relaxe e tome novo fôlego, voce vai precisar, as companhias aéreas não costumam facilitar.
Todas essas regulamentações já fazem parte dos direitos dos consumidores, mas infelizmente sabemos que para  conseguir uma indenização há um longo caminho que precisa ser percorrido, além disso, as companhias áreas ainda não estão preparadas para cumprir essas novas exigências. Nesse caso, leve um lanchinho, água, um agasalho, uma revista ou jornal de sua preferência, não desgrude do celular, nunca deixe sua bagagem desacompanhada, musiquinha no mp4 e boa sorte!

Mas nem tudo é assim tão ruim assim vai, logo abaixo estão os direitos essenciais de assistência material garantidos aos usuários:


  • Em casos de atraso de uma hora: Os passageiros tem direito a ligações telefônicas e acesso à internet.
  • Em caso de atrasos de 2 horas: Alimentação (voce paga do bolso e solicita reembolso a comapanhia aérea, mas lembre-se de guardar todos  os comprovantes de pagamento caso a companhia aérea não aceite pagar na hora.)
  • Em casos onde o atráso é de 4 horas (ou mais): Todos os benefícios acima mais Hospedagem e Transporte. ( continuem guardando todos os comprovantes )

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