República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VAI VIAJAR? CHECK LIST COMPLETO - ÚLTIMA CHAMADA.

ANTES DE EMBARCAR, FIQUE ATENTO A ESTES DETALHES:

MALAS - Seja criterioso ao extremo com as roupas que você vai levar. Dê preferência a roupas que não amassam, que não se sujam com facilidade e que possam ser usadas várias vezes (como um jeans, por exemplo).


BAGAGEM DE MÃO- Lembre de levar em sua bagagem de mão uma ou duas mudas de roupas, pelo menos um par de tênis e um par de chinelos para o caso de sua bagagem ser extraviada. Assim, você terá pelo menos como se virar sem ter que comprar roupas novas enquanto sua mala não chega.

ROUPAS A BORDO - Use roupas e sapatos confortáveis durante os vôos. Se você tiver de embarcar com uma roupa pouco confortável (vindo de uma reunião, por exemplo), leve em uma sacola de mão uma muda de roupa leve e um tênis para trocar a bordo.

TRANQUE  BEM SUAS MALAS – Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Leve sempre uma cópia da chave, guardando-a em local diferente da original. Nunca exceda o limite dos zíperes. ( nunca sente numa mala para forçar seu fechamento, com o manuseio as costuras, tachas, ilhoses podem estourar e o conteúdo da mala se perder. Se por acaso a mala não estiver fechando, remova o excesso ou providencie mala extra ).  Sempre verifique as condições de sua mala antes de encaminhá-la para a esteira no check in da companhia aérea.

OBJETOS METÁLICOS, CORTANTES E/OU PERFURANTES - Não leve em sua bagagem de mão objetos metálicos, como bijuterias de metal, e nenhum objeto cortante ou perfurante, como canivete, estilete, alicate de cutículas, grampos de cabelos com ponta perfurante, etc. Tudo isto pode ser despachado em sua mala de porão, se insistir em levá-los na bagagem de mão, com certeza serão confiscados quando você passar no detector de metais antes de embarcar. Devido às medidas de segurança estes objetos estão terminantemente proibidos.


DICIONÁRIO E CALCULADORA - Se você está viajando para o exterior, é sempre útil ter à mão uma calculadora de bolso e um pequeno dicionário.

PONHA ETIQUETAS VISÍVES E LEGÍVEIS NAS MALAS - As bagagens deverão estar identificadas, tanto na parte interna quanto externa. A identificação deve conter no mínimo o nome, endereço postal (com cidade e país com CEP correto), endereço de e-mail e telefone.

CHEQUE SUA ETIQUETA DE BAGAGEM - Às vezes, no check in, o atendente se distrai e digita outro destino para suas malas. Ao receber as etiquetas de bagagem, veja se o destino impresso nelas está correto.

TORNE SUA MALA VISÍVEL - Como as malas são muito parecidas, ponha uma fita colorida ou algo parecido na sua para ajudar a identificá-la na esteira de bagagens.

OBJETOS DE VALOR - Jamais despache na bagagem de porão ( leve sempre na bolsa de mão ou bagagem de bordo, e as mantenha a sua vista ) objetos de valor, como jóias, dinheiro, eletrônicos ( máquina digital, lap tops, mp3, mp4, telefones celulares, carregadores ) e documentos.

SE VOCÊ VAI FAZER UM CRUZEIRO - Leve sempre uma muda de roupa na bagagem de mão, pois a mala demora muito a chegar nas cabines.


ADAPTADORES - Leve sempre adaptadores de todo tipo para os equipamentos eletrônicos que você estiver levando, porque cada país tem tomadas elétricas diferentes.

REMÉDIOS - Leve os medicamentos que você está acostumado a usar, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Além disso, tenha sempre os remédios básicos contra dor de cabeça, febre, cólicas, gripe, enjôos e etc.

CHEQUE SUA DOCUMENTAÇÃO - Lembre de levar sempre os documentos originais. Se for viajar ao exterior, lembre que seu passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade. Em caso de menores viajando desacompanhados, verifique se está levando a autorização judicial e documento original dos menores. Cuidado com as carteiras de identidade emitidas por sindicatos e associações de classe, muito usadas por jornalistas, advogados, economistas, etc: nem sempre elas são aceitas como documento válido de viagem. O mesmo vale para as carteiras de habilitação.


CHEQUE QUAL É O AEROPORTO DE EMBARQUE - Isso parece lógico, mas verifique sempre na sua passagem qual é o aeroporto de embarque.

CHEQUE SUA BAGAGEM DE MÃO - Inocentes canivetes, alicates de unha, faquinhas e outros objetos não passam na bagagem de mão. Ponha nas malas de porão todos os objetos perfurantes ou cortantes que você gostaria de levar.


CUIDADO COM MALAS E ENCOMENDAS - Nunca deixe bagagem desacompanhada no aeroporto e, de forma alguma, aceite pedidos para levar encomendas de desconhecidos.


CHEGUE AO AEROPORTO COM ANTECEDÊNCIA - Para vôos internacionais, chegue com no mínimo com 2 horas de antecedência da partida do vôo. Nos vôos nacionais, chegue pelo menos 1 hora antes da partida, especialmente se for alta temporada. Procure checar na véspera do embarque se está havendo alguma greve ou paralisação no aeroporto onde você vai embarcar; se isto estiver acontecendo, chegue ao aeroporto com o dobro de antecedência.

CUIDADO COM O EXCESSO DE BAGAGEM - Cuidado para não levar mais bagagem que o permitido - você paga uma fortuna por cada quilo excedente! Nos vôos nacionais, o adulto pode levar até 20 kg. Nos internacionais, depende do destino (consulte seu agente de viagem), sendo que na maioria dos casos é permitido levar 2 malas de 32 kg cada por pessoa.


NÃO FIQUE PARADO A BORDO - Especialmente se o vôo for longo, tome alguns cuidados: use roupas leves e confortáveis, tire os sapatos durante o vôo, ande pelos corredores do avião de vez em quando.

VOCÊ É FRIORENTO? - Então leve um casaco em sua bagagem de mão. Às vezes, o ar condicionado a bordo é bem forte.


DECLARE OS OBJETOS IMPORTADOS - Se você estiver levando equipamentos eletrônicos importados para o exterior, é necessário registrá-los na Receita Federal, no próprio aeroporto. Isso vale para máquinas fotográficas, lentes, filmadoras, computadores etc. Não é necessário declarar celular, já que ele sai do Brasil habilitado. Porém, ao adquirir um aparelho celular no exterior, não se esqueça de registrá-lo na alfândega brasileira na sua chegada. Caso contrário, não poderá habilitá-lo no Brasil.

RECONFIRME SEUS VÔOS - Em todas as viagens internacionais, sempre reconfirme seu vôo de volta. Isso pode ser feito a qualquer momento, desde que você já tenha saído do Brasil. Sugerimos que isso seja feito por você mesmo no próprio aeroporto, assim que você chegar ao exterior, ou através de seu agente de viagens receptivo, caso você tenha adquirido um pacote.

BAGAGEM EXTRAVIADA OU DANIFICADA - Não se esqueça que, se sua bagagem tiver sido danificada durante o vôo ou se tiver sido extraviada, a reclamação tem de ser feita no próprio aeroporto, antes de você sair.

DINHEIRO NO EXTERIOR - Evite carregar notas de valores altos. Leve um ou mais cartões de crédito internacionais, mesmo que não pretenda usá-los. Os Travellers cheques são seguros e, normalmente, bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou xerox (verifique as condições de cada país). Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Troque o mínimo possível de dinheiro nos aeroportos, pois lá as taxas são maiores que nos bancos e casas de câmbio. Prefira as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores, cuidado com cambistas que oferecem taxas muito “amigas”.

TELEFONEMAS - Se você ligar do exterior para o Brasil, evite ligar do hotel - é uma fortuna!!! Ligue de telefones públicos. A Embratel oferece um serviço de chamada a cobrar em português nos principais países do mundo. É sempre mais barato, também, usar os cartões telefônicos.

REFEIÇÕES ANTES DOS VÔOS - Opte por alimentos de fácil digestão e refeições leves no dia anterior e durante o vôo.

VACINAS -  Procure informações sobre a exigência de vacinas preventivas específicas. Fique atento ao limite mínino da data de imunização. Se for este o caso, procure informações com seu agente de viagens ou no site dos países onde vacinas especiais são exigidas. Mas, é sempre bom viajar com sua carteirinha de imunizações ( de seus filhos ) completa e atualizada.

EU DESEJO A TODOS UMA EXCELENTE VIAGEM.
I WISH YOU ALL A GREAT TRIP.
JE VOUS SOUHAITE À TOUS UN GRAND VOYAGE.
AUGURO A TUTTI UN GRANDE VIAGGIO.
TOIVOTAN TEILLE KAIKILLE HYVÄÄ MATKAA.
_________________________________________________________________________
Caso tenham mais alguma dúvida, entrem em contato ou deixem seu cometário.
If you have any further questions, contact me or leave your comment.
Si avez d´autre question,  me contacter ou laisser un commentaire.
Se ha ulteriori domande, contattare me o lasciare un commento.
Jos on kysyttävää, ota yhteittä tai jätä kommentti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.