República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SÉRIE CIDADES DO MUNDO – Londres – Inglaterra.

Nesta postagem eu vou falar de uma das minhas cidades favoritas no mundo. Cosmopolita, um dos maiores centros financeiros , cercada por incontáveis museus, prédios históricos e monumentos, um dos destinos favoritos dos estudantes intercambistas e turistas em geral, um dos polos cultarais mais desenvolvidos, rico e diversificado do planeta, com a família real mais fotografada e célebre do mundo e possui um sistema educacional invejável e com altos índices de desenvolvimento humano. É assim que Londres se apresenta aos seus vivitantes, seja esta sua primeira vez ou não, cada temporada em Londres é única.

Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo e esta preferência faz com que a indústria do turismo gere entre 280 a 350 mil empregos diretos. Aproximadamente 27 milhões de turistas visitam a cidade por ano e baseado nestes números o governo britânico estima que o setor do turismo representa 10% do produto nacional bruto.

Os principais pontos turísticos em Londres compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja Harrods, e lojas das grandes marcas, galerias e joalherias famosas), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster, a sede do Parlamento Londrino e o Big Ben, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge - Torre de Londres - , a Roda gigante conhecida como London Eye a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e os Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).


TRANSPORTES.

Transporte Rodoviário em Londres.

Londres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação dos automóveis é taxada segundo o sistema de Portagem Urbana de Londres desde 2003.

A rede de ônibus da cidade é eficiente e funciona por 24 horas seguidas e carregam mais passageiros do que o metrô. Há cerca de 700 rotas espalhadas pela cidade. Assim como os táxis, os ônibus são um símbolo da cidade principalmente os de dois andares. Outro personagem que circula pelas ruas londrinas, são os táxis pretos, chamados de cab, é um dos símbolos mais tradicionais da cidade. Apesar do nome, hoje em dia, os black cabs podem ser encontrados em variações de todas as cores, variando entre verdes, rosas, amarelos ou azuis.

Transporte Ferroviário em Londres.

O Metrô de Londres, é um sistema de trens metropolitanos que serve grande parte da Grande Londres, e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire. É o sistema de trens metropolitanos mais antigo e extenso do mundo. Entrou em circulação no dia 10 de Janeiro de 1863 com a Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo "metro". Foi também a primeira rede de trens metropolitanos a operar com comboios elétricos, os primeiros começaram a circular pela cidade em 1890. A maior parte dessa rota inicial é agora parte da Hammersmith & City Line, mas há também outras, a Waterloo, a Charing Cross, a London Bridge, a Paddington que está conectada ao Aeroporto de Londres Heathrow, a Victoria Station conectada ao Aeroporto de Londres Gatwick, a Liverpool Street conectada ao aeroporto de Stansted, Southend & City. A linha King´s Cross está conectada ao aeroporto de Luton e é conectada ao EuroStar, trem que une Londres a Paris através do Eurotúnel. Os trens londrinos são popularmente conhecidos como Underground ou the Tube, um termo mais recente, devido os túneis do metrô terem forma de tubo.


Transporte Aéreo em Londres.

Londres é servida por seis aeroportos, são eles:
Aeroporto de Londres Heathrow: O maior e principal aeroporto para voos internacionais de Londres. Possui cinco terminais. Localiza-se a 24 km da cidade de Londres.
Gatwick: É o segundo mais importante. Possui dois terminais. Também opera voos nacionais e internacionais. Está localizado a 48 km de Londres.
Stansted: Usado mais para voos internos. Está localizado a 56 km da cidade.
Luton: Usado para voos internos e voos internacionais de baixo custo. Fica a 56 km ao norte de Londres.
City: Para voos privados e fretamentos. Está situado a 10 km do centro de Londres.
Southend: É o menor e mais distante aeroporto de Londres, fica a 64 km do centro da cidade e tem pouco movimento.


Cena Cultural em Londres.

Londres é uma cidade que destaca-se por ter uma vida cultural bem agitada e bem diversificada.
Os destaques da Literatura ficam por conta de vários escritores que viveram e se inspiraram em Londres em suas obras. Como testemunha ocular, Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens. Beatrix Potter, escritora de livros infantis, também é inglesa e possui um museu em sua homenagem, o National Trust. J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, também inglesa, menciona a cidade diversas vezes em suas histórias, até a cantora Madonna usou referencias londrinas em seu livro infantil.

Grandes Museus e Galerias de Arte merecem um lugar de destaque especial na capital Inglesa, pois muitos são gratuitos ou praticam valores de entradas especiais durante certas épocas do ano.

Londres é o lar de muitos museus, galerias de arte e outras instituições, muitas estão entre as principais atrações turísticas da cidade e também desempenham um importante papel de pesquisa. O Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e o Victoria and Albert Museum (moda e design) estão agrupados no "bairro museu" de South Kensington, embora as casas do Museu Britânico abriguem artefatos históricos de todo o mundo. A Biblioteca Britânica é a biblioteca nacional do Reino Unido, abrigando mais de 150 milhões de itens. A cidade também abriga extensas coleções de arte, principalmente na National Gallery, Tate Britain, Tate Modern e do Instituto Courtauld de Arte e o Museu de Cera Madame Tussaud repelto de celebridades.

As Artes dramáticas também possuem presença marcante no cenário londrino: O destaque fica por conta do Globe Theatre de Shakespeare, pois William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre. Assim como seu contemporâneo, o dramaturgo Ben Jonson.

Londres abriga várias escolas de artes dramáticas como por exemplo a Central School of Speech and Drama (que teve como estudantes Judi Dench e Laurence Olivier), a London Academy of Music and Dramatic Art e a prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art (que teve como estudantes Joan Collins e Roger Moore). A cidade abriga ainda alguns estúdios de cinema, dos quais se destaca Pinewood Studios fundado em 1934 onde foram feitos vários filmes do agente 007.

No cenário Musical Londres também dá um show pois abriga várias casas de espetáculo musical como o Royal Albert Hall e o Barbican Arts Centre entre outros. Possui a Orquestra Filarmônica de Londres com sede no Royal Festival Hall e o Royal Ballet com sede na Royal Opera House. Os concertos de música pop/rock acontecem geralmente na O2 Arena, localizada em North Greenwich, Earls Cort ou na Wembley Arena. A cidade é sede do primeiro Hard Rock Café do mundo e do famoso estúdio Abbey Road Studios.

No cenário Esportivo a cidade de Londres ocupa posição privilegiada. Londres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e 1948. Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os jogos olímpicos de 2012.

Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído. A cidade abriga ainda 12 clubes de futebol profissional, sendo que cinco deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo.

Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de tênis. O Torneio de Wimbledon é disputado no All England Club no subúrbio da cidade e é a etapa mais charmosa do Grand Slam de Tênis ( o Grand Slam é formado por mais 3 competições, Aberto de Tênis da Austrália, Rolland-Garros na França e o Aberto de Tênis dos Estados Unidos ) em Wimbledom as partidas são disputadas na grama.

Por estas e tantas outras razões Londres ficará sempre entre os lugares mais visitados do mundo e será uma cidade citada muitas vezes em termos de qualidade de vida, entretenimento, desemvolvimento, aspectos culturais, centro lançador de moda e tendências para o mundo todo. Londres é, com certeza, um daqueles lugares que nunca será visitado uma única vez, e não podemos viver sem nunca ter visitado esta cidade incrível.
Vejam algumas fotos:
Vista lateral da Abadia de Westminster.
Palácio de Buckingham.
Saint Paul´s Cathedral - Catedral de São Paulo.


Harrods - tradicional loja de departamentos.

Hyde Park - Precisa falar mais alguma coisa?
Museu de Cera Madame Tussaud.
Vista lateral parcial do prédio do Museu de História Natural. de Londres.
Tradicional ônibus double deck - vermelhinho.
Palácio de Westminster - Prédio do Parlamento Inglês - com o  Big Ben ao fundo.
Piccadilly Circus.

Ponte de Londres - um dos cartões postais mais tradicionais e mais fotografados da cidade.

Prédio da Prefeitura de Londres.
Quadra Central do complexo de Tênis de Wimbledom.
Royal Albert Hall - sala de concertos.
Shakespeare Globe Theater - Teatro Globo de Shakespeare.
Terminal 5 do moderno Aeroporto Internacional de Heathrow.
Wembley Stadium - Estádio Wembley,.
Palco de grandes espetáculos musicais e importantes decisões esportivas.
Quem voltou de Londres absolutamente apaixonado pela cidade e pela aura aristocrática de tudo que a cerca, pela cultura, pelo cenário musical e por tudas as oportunidades que uma grande capital como Londres pode oferecer sabe da importancia de ter registrado tudo isso em fotos.
As fotos abaixo são uma colaboração do meu amigo Bernardo Yepez Silva Santisteban, do período de seu curso de intercâmbio na Inglaterra na cidade de Oxford. Valeu Bernardo! Grande abaraço!
- Clique nas fotos para ver versão ampliada -
Palácio de Buckingham. 
 Foto: Bernardo Yepez.
Ponte de Londres.
Foto: Bernardo Yepez.

Piccadilli Circus.
Foto: Bernardo Yepez.


3 comentários:

  1. After looking over a handful of the articles on your site, I honestly appreciate your way of writing a blog.

    I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back in the near future.
    Please visit my website too and tell me what you think.
    my web site > Guadalmina

    ResponderExcluir
  2. Heya! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!
    Check out my site cloud servers

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.