Antes de entrar em contato com a companhia aérea tenha em
mente exatamente o que você deseja como passageiro, é preciso que detalhes como
datas de ida e volta e destino estejam bem definidos.
A tecnologia está presente para auxiliar todos os
procedimentos, reserva, compra, remarcações, pagamento de taxas, despacho de
cargas, encomendas e malas, procedimentos de escolha de assentos, check in e
solicitação de serviços especiais ou atendimento prioritário nos terminais das
companhias aéreas nos aeroportos.
Mas sempre haverá aquele passageiro que opta por uma
relação mais pessoal e restrita com a prestação de serviços das companhias,
estes passageiros não abrem mão de um atendimento efetuado por um funcionário
da companhia aérea, seja por canal direto de televendas, chat online ou ainda
atendimento presencial nas lojas e balcão de vendas diretas de bilhetes.
Seja qual for a forma de reserva ou compra escolhida, é
sempre bom estar atentos aos passos necessários que fazem a diferença na hora
do atendimento render em termos de eficiência e satisfação.
Ao ligar para companhia aérea proceda do seguinte modo:
1- Pergunte quem fala e identifique-se.
2- Solicite a quantidade de lugares para o destino desejado
3- Informe-se sobre a disponibilidade para o dia e voo escolhidos
4- Informe o sobrenome/nome dos passageiros (especifique quando se tratar de uma criança – CHD – menor de 12 anos ou de colo) – Em caso de nomes ou sobrenomes com maior grau de dificuldade de entendimento por parte das pessoas, codifique utilizando o Alfabeto Fonético Internacional.
5- Se for emitir o bilhete já no momento da compra, solicite o código localizador da reserva
6- Caso sua reserva apresente status WL – Wait List – Lista de Espera, insista, peça prioridade e mantenha contato frequente com os atendentes da companhia aérea
7- Nos casos onde a compra é efetuada na hora, forneça as informações solicitadas pela companhia aérea referentes a conclusão do pagamento – número do cartão de crédito, código de segurança, titular da reserva e nome de todos os passageiros do grupo
8- Solicite que a companhia aérea envie por e-mail todos os detalhes e comprovantes referentes a compra do bilhete.
O bilhete ou ticket – TKT – de passagem aérea é um documento pessoal e intransferível, com validade de um ano – consulte a companhia aérea para obter mais informações sobre o programa de validade dos bilhetes aéreos emitidos -. Este bilhete estabelece um contrato de serviço de transporte de passageiros e bagagem entre a companhia aérea e o passageiro.
Segundo as normas da IATA (International Air Transport Association – Associação Internacional de Transporte Aéreo) o bilhete de passagem aérea deve ser preenchido ser rasuras, com clareza de informações e detalhes corretos correspondentes ao serviço que deverá ser prestado.
No aeroporto o passageiro pode optar por efetuar o check in nos totens de autoatendimento disponibilizados pelas companhias aéreas ou seguir para o balcão de atendimento para efetuar o check in e despacho de bagagem. Para que o processo de check in seja efetuado, o passageiro deve apresentar o código localizador da reserva, o voucher de confirmação de compra da passagem enviado pela companhia aérea para emissão do bilhete e documentação oficial com foto (RG, CNH ou Passaporte).
Modelo fictício de um bilhete de passagem aérea |
Assim que o
processo de check in no balcão da companhia aérea é encerrado – com os volumes
de bagagem devidamente etiquetados e encaminhados para esteira de embarque no
porão da aeronave – o passageiro recebe seu bilhete de acesso à sala de
embarque – área de segurança do aeroporto onde apenas os passageiros que terão
acesso às aeronaves, funcionários e agentes do aeroporto e equipe de apoio de
operações de solo das companhias aéreas tem acesso permitido.
Na sala de embarque há uma chamada geral para apresentação e identificação dos passageiros, coleta e conferência dos bilhetes das passagens, checagem da documentação e orientação sobre o acesso à aeronave.
Na sala de embarque há uma chamada geral para apresentação e identificação dos passageiros, coleta e conferência dos bilhetes das passagens, checagem da documentação e orientação sobre o acesso à aeronave.
Entre os operadores de turismo, funcionários das companhias aéreas, agentes de viagens emissores de passagens aéreas é comum fazer o uso do Alfabeto Fonético Internacional para soletrar os nomes, sobrenomes dos passageiros, códigos das companhias aéreas, tipo de aeronave, código localizador dos bilhetes de passagem. Segue abaixo como são lidas as letras de acordo com este alfabeto.
ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL:
A = ALFA N = NOVEMBER
B = BRAVO
O = OSCAR
C = CHARLIE
P = PAPA
D = DELTA Q = QUEBEC
E = ECCO R = ROMEU
F = FOX S = SIERRA
G = GOLF T = TANGO
H = HOTEL U = UNIFORME
I =
INDIA V = VICTOR
J =
JULLIET W = WHISKY
K =
KENEDDY X = XADREZ
L =
LIMA Y = YANKEE
M = MIKE Z = ZULU