República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Curso Revenue Management – PORTO DE GALINHAS.


O Curso de Revenue Management teve início com a participação dos Diretores e Gestores inscritos para o evento. Recebidos pelo palestrante Rui Ventura, com a cordialidade de um bom anfitrião e a desenvoltura de um mestre de cerimônias, o evento foi liderado com a dinâmica de apresentação do conteúdo e reencontro de amigos que fazem parte do Trade Hoteleiro de Porto de Galinhas.

A sala lotada de líderes e com a expectativa de ter seu entendimento, domínio e administração das receitas geradas, e a projeção de que números positivos sejam cada vez mais frequentes em suas unidades. As dicas e reflexões sobre cada tema repassadas e discutidas durante o evento pelo Mestre e Consultor Rui Ventura, foram aproveitadas e mescladas com os relatos e experiências vivenciadas pelos hoteleiros locais, para que a parcela da receita gerenciada pelos estabelecimentos sejam mais dinâmicas e mais bem aplicadas.

Com a sala completa, o Mestre Rui Ventura desvendou os métodos de aplicação de RM e deu início a estruturação dos recursos, ferramentas e a preparação para o uso correto, conscientização e implantação do RM e conceitos para agregar valores aos serviços.

Com experiência de 35 anos em hotelaria e mais de 25 em gerências, Mestre Rui Ventura desfilou conhecimento e muita intimidade com a administração geral, gestão de pessoas, análise e interpretação de números e gráficos com a implantação dos conceitos da filosofia de uma gestão eficiente por meio do Revenue Management.

A principal mensagem que nos foi passada logo de cara é que para uma implantação de RM eficiente os gestores = NÃO DEVEM REDUZIR OS VALORESDE DIÁRIA. AGREGAR VALORES É A MELHOR FORMA DE APERFEIÇOAR A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO-SATISFAÇÃO DE HÓSPEDES.  Uma vez que os valores de diárias estão reduzidos e avaliados “por baixo”, fica difícil recuperar a credibilidade e valores de diária nos mesmos padrões dos concorrentes diretos.

Outro assunto que foi debatido e ressaltado é a relação e a importância vital de um departamento comercial (nacional e internacional) com as operadoras e seus parceiros de mercado aliado ao planejamento para ação e captação de novos clientes.

O Evento promovido pela Águia Consultoria resaltou a importância da gestão correta das receitas, da gerência dos talentos, administração geral e interpretação correta dos gráficos apresentados e fornecidos pelo sistema.

Além do conteúdo e do programa interativo do curso, houve espaço para solução de dúvidas, como reconhecer seus concorrentes diretos, tipologia de empreendimentos, tópicos de negociação de acordos e tarifas, estipulação de preços e qualidade dos itens oferecidos e comercializados, porcentagem de lucro trabalhado em cima de serviços agregados e vendas paralelas, porcentagem de vendas e comercialização de uh´s, dicas de solução de esquemas tarifários, dicas para abordagem de clientes, esclarecimento das funções, obrigações e atribuições de cada departamento, dicas para fechamento de valores reais finais, balancetes, estudo, análise e interpretação de gráficos de desempenho, redução de custos, administração de receitas, fidelização de clientes, montagem e análise de custos para elaboração de cardápios, administração de eventos e serviço de banquetes, dicas e orientações para a difusão da cultura e disciplina de aplicação dos conceitos do Sistema de Revenue Management, elaboração de planilhas de acompanhamento e verificação de dados diários e sistemas operacionais de gestão hoteleira. A abrangência do curso é completa, rápida, objetiva, clara, direta e muito bem exposta com didática inovadora e ao mesmo tempo apegada ao conceito tradicional da hotelaria clássica, enaltecendo a necessidade de receber bem sem descuidar da necessidade de manter o fluxo com lucratividade certa e bem administrada.


Muitos já tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema de Gerenciamento de suas receitas, aplicar e configurar corretamente a distribuição dos rendimentos. Entender como gerenciar os rendimentos é a grande sacada do Conceito de Revenue Management. A notícia ruim a cerca da aplicação do RM é que o Sistema é muito analítico, fundamentado em cálculos e análises precisas, RM é uma cultura, uma filosofia que requer prática diária e disciplina para uso e aplicação. Resumindo, se você não gosta de números, você é uma pessoa que não terá adaptação ao sistema de Revenue Management.

Como o nível dos membros participantes do Curso de Revenue Management em Porto de Galinhas era composto basicamente por gestores, gerentes gerais, proprietários e gerentes de departamento, o ritmo foi forte e rapidamente alcançamos 80% do nosso objetivo. Para início dos trabalhos do segundo dia a discussão se deu por conta dos conceitos trabalhados no dia anterior. A reflexão do conhecimento adquirido e a análise de rentabilidade, e a aplicação das ferramentas do sistema de Revenue Management trouxeram para sala a necessidade de esclarecimentos e conselhos mais pragmáticos e analíticos onde se reflete a experiência do Consultor Rui Ventura.

Ainda no segundo dia foram abordadas a finalização e conclusão dos pontos de interesse principal para a análise dos custos fixos e a diluição destes e o planejamento de contas, o perfil dos clientes, a conceituação dos produtos e serviços de alimentos, bebidas, restaurantes e eventos.

A implantação do Revenue Management, como já foi dito anteriormente, é uma filosofia e assim sendo estaremos condicionados a compreensão de que o aumento proporcional dos lucros e gerência eficiente das receitas é uma condição fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento hoteleiro. Revenue Management é complicado, é analítico, é exato e dá trabalho. A mensagem depois de todo este esforço é que não há sucesso sem trabalho. A dedicação e a disciplina para alimentação das ferramentas necessárias para a gerência eficiente dos dados fornecidos pelo sistema aliado as condições para satisfazer os envolvidos na administração e com a alta gestão hoteleira dependem diretamente de nosso esforço em aceitar e compreender a funcionalidade e a importância da filosofia do Revenue Management como um todo.

O evento em si, além de muito produtivo e esclarecedor, trouxe um gás novo, motivação e abriu os olhos para que as ferramentas fossem conhecidas profundamente assim como a forma de lidar com elas com a máxima eficiência. Hotelaria sem segredos, sem mistérios ou sem mágica, só se faz com a administração honesta, confiável e responsável, com foco na excelência dos serviços oferecidos e com uma gestão pragmática comprometida com os resultados desejados, visando superar as expectativas de todos: funcionários orgulhosos, motivados e dedicados, hóspedes satisfeitos e clientes fidelizados, uma administração competente e eficaz e proprietários que entendam, sintam-se seguros e façam do Revenue Management não uma arma, mas sim um conjunto de regras para serem seguidas a risca, com o máximo critério.

Fica aqui registrado, o meu enorme agradecimento ao Consultor e Mestre Rui Ventura e a toda Equipe da Águia Consultoria por ter proporcionado momentos de verdadeiro deleite em relação aos conceitos de fundamentos da Alta Gestão Hoteleira, Administração Geral e por ter aproveitado da generosidade e humildade um profissional com destaque absoluto por mais de 25 anos montando estratégias arrojadas e colhendo sucesso por onde passa.

Desejo que os outros eventos promovidos pela Águia Consultoria tenham o mesmo nível de sucesso e aproveitamento como o Curso de Revenue Management de Porto de Galinhas.
A todos os participantes, organizadores, patrocinadores, colaboradores e profissionais convidados, eu dedico meus sinceros agradecimentos e desejo-lhes muito sucesso.

A SABER:
Agenda do Curso de Revenue Management e os próximos eventos da Águia Consultoria.

Dia 21 de Agosto – Gramado;
Dia 24 de Agosto – Caxias do Sul;
Dia 28 de Agosto – Campo Grande;
Dia 31 de Agosto – Bonito;

Faça já sua inscrição e consulte valores promocionais para inscrições antecipadas:

E-mail: rui@ruiventura.com.br
Blog: http://ruisventura.blogspot.com.br
Skype: aguiahotelaria
MSM: msn@ruiventura.com
Telefones: (41)9627-3529 – TIM (41)9269-9401 – Vivo

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REQUISITOS OBRIGATÓRIOS DE UM HOTEL 5 ESTRELAS.


Em mais uma postagem, venho tratar de assuntos voltados para área de hotelaria. Desta vez vou abordar os critérios e requisitos que são obrigatórios em um hotel de padrão cinco estrelas. Muitas vezes me deparo com hóspedes questionando a classificação e o padrão do hotel onde estão e muitas vezes são comentários infelizes, críticas por falhas de serviço, falta de manutenção, descuido com alguns pequenos detalhes que somados, fazem uma grande diferença.

Situação comum: Uma agência de viagens vende um pacote com hospedagem em hotel cinco estrelas, gerando grande expectativa no turista; ao chegar ao local, entretanto, o hóspede não encontra nem a infraestrutura nem a qualidade de serviços que imaginava na hora da compra/aquisição do pacote.

Afinal, quais são as características obrigatórias de um hotel cinco estrelas?
O hotel tem piscina? Tem estacionamento com manobrista? Tem restaurante gourmet com um sommelier à disposição, ou então alguém que possa atender as necessidades de algum hóspede que procure por um sushi no meio da noite? Tem lençol com algodão egípcio? O hotel pode se gabar por ostentar classificação de 5 estrelas mesmo alegando que “somos um hotel cinco estrelas, mas não oferecemos serviço de acesso à internet nos quartos”?

Até há pouco tempo, os hotéis poderiam de fato alegar que havia certa “diferença de interpretação” sobre o que era serviço “Cinco Estrelas”, mas desde que o Ministério do Turismo baixou as novas regras para classificação dos meios de hospedagem, essas dúvidas ficaram mais claras; isso porque a Portaria que criou as regras trouxe em seus Anexos uma detalhada descrição dos itens obrigatórios de infraestrutura, serviços e sustentabilidade de cada categoria de hospedagem.

Para obter a classificação de estrelas (que é somente feita pelo Ministério do Turismo), o hotel deve apresentar declaração de que cumpre todos os requisitos da Portaria; isso significa que, se o hotel ostenta a placa de Cinco Estrelas e não oferece um dos requisitos obrigatórios, ele estará descumprindo a lei.

A relação é extensa, com centenas de itens. Muitos dos itens são obrigatórios para hotéis de todas as categorias (de uma a cinco estrelas), tais como sinalização adequada, empregados uniformizados, equipamentos básicos de segurança, etc.

Em primeiro lugar, algumas observações importantes:
- os hotéis são focados na hospedagem, diferentemente dos resorts, que são focados no lazer; por isso, hotéis não são obrigados a oferecer itens de lazer como piscinas, salão de jogos, sauna, etc.;
- a Portaria deixa claro que, embora o hotel deva disponibilizar certos serviços, eles não são necessariamente gratuitos; o hotel poderia, por exemplo, cobrar pelo uso do acesso à internet;
- a Portaria não dispensa os hotéis de cumprirem outros requisitos legais; assim, eles continuam obrigados a obter alvará dos bombeiros, a respeitar cadeirantes, a obedecer normas da Vigilância Sanitária, etc.

Vejamos então alguns itens que os hotéis cinco estrelas são obrigados a disponibilizar a seus hóspedes.

HOTEL CINCO ESTRELAS: INFRAESTRUTURA = ITENS OBRIGATÓRIOS:
Nesta lista são apresentados 118 itens; os mais relevantes são:
- estacionamento;
(manobristas também são obrigatórios, mas como Serviço, e não Infraestrutura – veja a lista de Serviços Obrigatórios mais abaixo)
- carrinhos para transporte de bagagem;
- adaptador de tomadas, inclusive para padrões estrangeiros, a pedido do hóspede;
- salão para eventos; (não são obrigatórios nem salão de jogos nem sauna)
- área útil do quarto, excetuando banheiro, de no mínimo 17 m2;
(para hotel de padrão Quatro Estrelas, a área útil mínima é 15 m2)
- área útil do banheiro de no mínimo 4 m2; (em hotel Quatro Estrelas, 3 m2)
- berço, carrinhos e banheiras para bebê, serviço de baby-sitter (a pedido dos hóspedes) e cadeirinhas para alimentação de bebês nos restaurantes;
- espelho de corpo inteiro, mini refrigerador equipado em todos os quartos;
- climatização adequada com condicionador de ar ou calefador;
(em hotéis de Uma a Três Estrelas, é admitido o uso de ventiladores);
- mesa de trabalho em todos os quartos, com ponto de energia e telefone;
- acesso à internet em todos os quartos; (obrigatório para padrão Cinco, Quatro e Três Estrelas)
- TV a cabo em todos quartos; (os canais Pay Per View não são obrigatórios)
- água quente no chuveiro e no lavatório; (a Portaria diz que o hotel deve disponibilizar quartos com banheira, mas não obrigatoriamente todos)
- uma toalha de banho e de rosto por hóspede; (hotéis de Uma e Duas Estrelas não estão obrigados a fornecer toalha de rosto)
- todos os banheiros devem ter roupão, chinelo, tapete de chão, secador de cabelos, espelho com lente de aumento, extensão telefônica.
- os banheiros devem disponibilizar um kit de amenidades com no mínimo 8 itens, tais como: Shampoo, condicionador, hidratante, escova e creme dental, touca de banho, pente, etc. (para Quatro Estrelas, o mínimo são 6 amenidades; para Três Estrelas, 3 amenidades; hotéis de Uma e Duas Estrelas não precisam disponibilizar nenhuma amenidade)
- o hotel deve ter restaurante, com capacidade mínima igual a 50% da lotação do hotel, e deve oferecer Cozinha Internacional e Cozinha Regional ou Típica;
- o cardápio deve estar em Português e mais dois idiomas (para Quatro Estrelas, Português e mais um idioma)

HOTEL CINCO ESTRELAS: SERVIÇOS = ITENS OBRIGATÓRIOS:
Nesta lista são citados 63 itens; os mais relevantes são:
- serviços de recepção durante 24 horas com pessoal falando Português e mais um ou dois idiomas. (nos hotéis de Uma a Três Estrelas, a recepção não precisa estar aberta as 24 horas, basta que esteja acessível por telefone, dependendo do horário)
- serviços de manobrista, mensageiro e concierge disponíveis 24 horas;
-serviço de recepção/hostess e orientação nos restaurantes falando Português e mais dois idiomas;
- atendimento médico de urgência (obrigatório em hotéis Cinco e Quatro Estrelas); veja que serviço de Segurança Particular não é obrigatório;
-serviço de Guest Relations que consiga atender as necessidades dos hóspedes falando Português e mais dois idiomas, fornecer acompanhamento direto e personalizado a cada caso e/ou necessidade, acompanhamento e fiscalização das solicitações dos hóspedes regulares e Vips.
- conexão à internet nas áreas sociais (obrigatório para hotéis Cinco, Quatro e Três Estrelas)
- disponibilização de guarda-chuvas, kits de costura e lustrador de sapatos, a pedido dos hóspedes;
- serviço de limpeza diária (obrigação de todos os hotéis), mais limpeza a qualquer momento a pedido do hóspede; (obrigatório para Cinco, Quatro e Três Estrelas)
- troca diária de roupa de cama (obrigatória para Cinco e Quatro Estrelas; nos Três Estrelas, a troca é em dias alternados; nos Dois Estrelas, troca duas vezes por semana; nos hotéis Uma Estrela, troca uma vez por semana)
- troca diária de roupa de banho (obrigatória para Cinco Quatro e Três Estrelas; em Duas e Uma Estrela, troca em dias alternados)
- serviço de lavanderia e passadeira, inclusive para entrega no mesmo dia;
- serviço de café da manhã (todos os hotéis devem oferecer esse serviço);
- serviço de refeições leves e bebidas entregues no quarto (room service) disponível 24 horas (obrigatório para Cinco e Quatro Estrelas; para Três Estrelas e abaixo, o hotel não tem nenhuma obrigação de oferecer room service);
- disponibilidade de sommelier e maitre (apenas nos Cinco Estrelas);
- disponibilidade de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, celíacos, diabéticos, etc.); observe que nenhum hotel é obrigado a oferecer serviço de entretenimento para crianças, nem serviço diferenciado para fumantes.
- página na internet, em Português e mais um idioma (obrigatório para Cinco e Quatro Estrelas; Três Estrelas devem ter site, bastando o Português; hotéis de Uma e Duas Estrelas não são obrigados a ter site);
- pagamento com cartão de crédito ou débito (obrigatório para hotéis de Cinco a Duas Estrelas; apenas hotéis de Uma Estrela estão desobrigados de aceitar cartão);
- no mínimo seis serviços devem ser oferecidos dentro do próprio hotel, como agência de turismo, salão de beleza, locação de automóveis, etc. (para Quatro Estrelas, o mínimo são três serviços; hotéis de Uma a Três Estrelas não são obrigados a oferecer nenhum serviço);

HOTÉIS CINCO ESTRELAS: SUSTENTABILIDADE = ITENS OBRIGATÓRIOS:
Embora a Classificação por Estrelas supostamente leve em conta os cuidados com Sustentabilidade, na prática observa-se que a maioria das exigências são genéricas (adoção de medidas para economia de energia e água, reciclagem de lixo, etc) e aplicam-se a todos os hotéis.
Apenas três pontos diferenciam os hotéis de Quatro e Cinco Estrelas dos demais:
- programa de treinamento para empregados, para educação quanto a Sustentabilidade (obrigatório para Cinco, Quatro e Três Estrelas);
- seleção de fornecedores de forma a promover sustentabilidade (obrigatório para Cinco e Quatro Estrelas);
- medidas para sensibilização dos hóspedes em relação à sustentabilidade (obrigatório para Cinco e Quatro Estrelas);

Como se vê, a Portaria procurou detalhar o que é obrigatório nos hotéis Cinco Estrelas – se um hotel não apresenta algum dos itens acima, então ele não deveria ser Cinco Estrelas.
Entretanto, é evidente que os verdadeiros Cinco Estrelas procurarão conquistar seus clientes oferecendo mais do que o mínimo exigido – mais importante do que as normas, é a satisfação do cliente que faz um hotel Cinco Estrelas.

Para mais informações sobre o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira, click no link abixo:
http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/index.jsp