As operadoras facilitam o trabalho dos Agentes de Viagens
pois já oferecem excursões com um programa já pronto. Com datas de saída e
retorno, com preços e serviços já pré-determinados. Caso o pacote turístico não
preencha as expectativas do seu cliente, solicite junto a operadora de sua
confiança, os dados necessários para a montagem de um Forfait que atenda a
necessidade do seu cliente ou do grupo.
Devemos observar alguns detalhes na hora de elaborar um
Forfait e precificar um programa de viagens sob medida para seu cliente:
Perfil: Visão geral de cada uma das cidades (em caso de
excursões com mais de uma cidade visitada), modo de vida, geografia, cultura e
costumes locais, política e governo, economia, etc.
Planejamento: Observar detalhes das cidades de modo
geral, pontos de interesse turístico, facilidades, condições de mobilidade,
representações consulares (em caso de viagens ao exterior), guias de turismo
credenciados (que falem o idioma do turista/grupo de excursão), opções de
roteiros de passeios de programados (regulares ou privativos).
Custos: Terrestre – Excursões e Traslados.
Hospedagem: Tipo (Hotel, Resort, Pousada, Hostel/Camping)
e estrutura disponível.
Alimentação: Restaurantes e política de refeições
inclusas no programa diário.
Custo com transportes: aéreo, rodoviário, ferroviário,
marítimo.
Época: Alta Temporada, Baixa Temporada, Temperatura
local/Clima e programa de atividades externas.
Preparativos: Obtenção de vistos consulares, documentação
necessária e autorizações de viagens em caso de menores de idade, esquema de
vacinação, entre outros detalhes.
Como chegar ao destino/cidade: Distâncias médias e formas
e locomoção partindo de aeroportos, rodoviárias, estações ferroviárias ou
portos.
Cultura local: Gastronomia, Artesanato, Música, Danças e
Festivais.
Regras: Comportamento, segurança, trânsito, etiqueta
social à mesa e em locais públicos, informações sobre a forma de vestir.
Moeda Circulante: câmbio em relação ao dólar, esquema
para uso de travel checks, cartões de crédito.
Serviços para o passageiro: hora local, (diferença de
fuso horário, quando se aplicar), transportes e valores médios (ônibus local,
táxi, metrô, trem, etc.)
Observando estes detalhes é possível chegar bem próximo do
nível de satisfação ideal exigido pelo perfil dos clientes de sua agência e
acertar na montagem de uma programação que seja do interesse de um grande
número de pessoas, que torne a programação “um produto vendável”.