República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sábado, 2 de abril de 2011

SÉRIE CIDADES DO MUNDO – Salvador – BA.

A cidade de Salvador é um importante destino turísitico do país. Quanto ao turismo internacional, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura segundo a EMTURSA – Empresa de Turismo de Salvador -.
O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico e da cultura local (música, culinária e manifestações religiosas). Os turistas que escolhem Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha.Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos.

O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado. No porão do predio do Mercado Modelo- que atualmente é aberto a visitação pública - ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados. O porão é repleto de placas de concreto com cerca de 30 centímetros de altura do chão, para que o turista possa ali passear mesmo quando a maré está cheia, pois é comum o porão encher-se de água do mar neste momento. Os arcos com os tijolos a mostra - e que servem de estrutura para o Mercado Modelo - fazem belas composições quando refletidos no espelho d'água.

Outro grande atrativo da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval da Bahia como sendo o maior do mundo). Na bahia o povo é sempre alegre, criativo, musical e herdeiro de um rico folclore e de relevantes manifestações culturais. A cidade é reconhecida pela originalidade de manifestações musicais, culinárias, religiosas e lutas marciais, além de ser berço de grandes nomes nas diversas áreas artísticas, com profundo destaque nacional e internacional.

Os ritmos musicais mais comuns da região são variados, mas os que ocupam lugar de destaque na preferência dos soteropolitanos e turistas são o axé, o pagode, o forró, o arrocha e o samba. Mas há também um forte movimento de MPB e rock acontecendo na Bahia, que vem atraindo a atenção dos produtores musicais brasileiros. A cidade é berço de grandes artistas, e é cantada em prosa e verso por muitos cantores brasileiros e estrangeiros.

PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE SALVADOR:
Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão:

*Mercado Modelo: uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem grande variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

*Elevador Lacerda: um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

*O Pelourinho.

*Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: construída em estilo neoclássico com fachada em estilo Rococó. Um programa imperdivel é comprar as famosas fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim e distribuir entre os amigos. Acredita-se que ao receber uma fitinha abençoada e ao amarrá-la no braço, deve-se fazer três pedidos ( um para cada nó ) e sua fé no Nosso Senhor do Bonfim, realiará seus desejos.

*Farol da Barra: localiza-se na antiga ponta do Padrão, no litoral da capital baiana.

*Parque metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté: mantido sobre proteção ambiental, conta com uma das lagoas mais famosas do Brasil: a Lagoa do Abaeté.

*Ponta de Humaitá: localizada em um dos locais mais visitados da Cidade Baixa, conta com belezas naturais.

*Farol de Itapuã: construído no Século XIX, fica encravado entre pedras, na bela Praia de Itapoã.

*Alto de Ondina: onde se encontra o Jardim Zoológico.

*A Marina da Penha.

*Solar do Unhão: um engenho, construído no Século XVII, abriga atualmente o Museu de Arte Moderna da Bahia.

*O Dique do Tororó: uma lagoa artificial, localizada no bairro do Tororó.


*O Parque da Cidade: conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação da Mata Atlântica, vegetação original da costa brasileira.

*Parque Metropolitano de Pituaçu: parte do paque é coberto por mata atlântica, sendo a maior área verde de Salvador.

*Forte de São Marcelo: erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas.

*Parque de São Bartolomeu: (área de preservação ambiental), conta com uma extensa reserva de mata atlântica.

*Jardim Botânico.

*A Feira de São Joaquim.

*Fonte Nova: principal estádio de futebol da cidade.

SALVADOR BUS.
SALAVADOR BUS.
Esta é uma novidade que está fazendo maior sucesso em Salvador, desde Outuro de 2007, foram instaladas rotas turísticas em ônibus de dois andares para a cidade de Salvador, seguindo o padrão de outras cidades turísticas do mundo. A expectativa é que o serviço, denominado Salvador Bus e as rotas programadas percorrem cinco rotas turísticas:

1-Tour Salvador Praias (Praia de Stella Maris – Farol da Barra)
2-Tour Orixás da Bahia (Merdado Modelo – Dique de Tororó )
3- Tour Salvador Histórico (Farol da Barra – Pelourinho)
4-Tour Salvador Panorâmico ( Mercado Modelo – Igreja do Senhor do Bonfim )
5-Tour Salvador by Night/Luzes da Cidade (Rio Vermelho - Farol da Barra – Centro Histórico - Pelourinho - Praça Municipal - Mercado Modelo – Solar do Unhão.)

Confiram fotos da Cidade de Salvador e seus pontos turísticos. Aproveitem. Façam as malas e Boa Viagem!
AMOSTRA DO ARTESANATO LOCAL - BOX DO MERCADO MODELO.
DIQUE DO TORORÓ.
ELEVADOR LACERDA E O  MERCADO MODELO AO FUNDO.
ENSAIO DO OLODUM.
FAROL DA BARRA.
FITINHAS COLORIDAS DO SENHOR DO BONFIM.
FUNDAÇÃO CASA JORGE AMADO.
IGREJA DO NOSSO SENHOR DO BONFIM - vista a noite -
MARINA DE SALVADOR.
PELOURINHO.
PRAÇA CAMPO GRANDE.

PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA AGÊNCIA DE VIAGENS.

Todos os serviços oferecidos pelas Agências de Viagens aos seus clientes e passageiros devem constar no programa de viagens, estar impressos no Voucher do Passageiro junto com todos os detalhes e condições, possíveis alterações, taxas, condições para reembolso, procedimentos em caso de desistência . . . tudo muito claro no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO EM TERRITÓRIO NACIONAL.

Entre tantos outros serviços, destacam-se:

• RESERVAS DE PASSAGENS AÉREAS, CONFIRMAÇÃO, COMPRA E EMISSÃO DOS BILHETES NACIONAIS E INTERNACIONAIS;
• INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE AS TARIFAS AÉREAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS;
• PRÉ-ORÇAMENTO E COTAÇÃO DE PACOTES DE VIAGENS;
• PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO INTINERÁRIO OU PROGRAMA DE VIAGENS PERSONALIZADOS, INDIVIDUAIS OU EM GRUPO;
• VENDA DIRETA DE PACOTES DE VIAGENS;
• PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS DE VIAGENS CORPORATIVAS – VIAGENS EM GRUPO PARA EMPRESAS -;
• PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS DE VIAGENS DE LAZER E DE INCENTIVO;
• SERVIÇOS DE ORIENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE VISTOS CONSULARES, PERMISSÕES ESPECIAIS, PASSAPORTES, DOCUMENTAÇÃO E VACINAS EXIGIDAS PARA VIAGENS PARA DESTINOS ESPECÍFICOS; 
• ORIENTAÇÃO SOBRE FRANQUIA DE BAGAGEM E TAXAS AEROPORTUÁRIAS;
• PROCEDIMENTOS ALFANDEGÁRIOS E AUXÍLIO/ESCLARECIMENTO SOBRE ENTREVISTAS CONSULARES;
• RESERVAS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM;
• LOCAÇÃO DE VEÍCULOS, ORGANIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE CITY TOURS, E SERVIÇOS DE RECEPTIVO;
• COMPRA, RESERVA E ORIENTAÇÕES SOBRE BILHETES DE TREM, DESPACHO DE CARGA E BAGAGEM DESACOMPANHADA;
• RESERVAS E VENDAS DE PACOTES DE CRUZEIROS MARÍTIMOS;
• SEGURO VIAGEM;
• SEGURO BAGAGEM; ORIENTAÇÕES SOBRE SEGUROS DE VIDA E SEGURO SAÚDE DURANTE O PERÍODO DA VIAGEM;
• ORIENTAÇÕES EM GEREAL SOBRE: CLIMA, MOEDA, CULTURA, RELIGIÃO, COSTUMES, POLÍICA, COMIDAS TÍPICAS, TRANSPORTES LOCAIS E O CALENDÁRIO DE EVENTOS E FESTIVIDADES DO LOCAL A SER VISITADO;
• INFORMAÇÕES GERAIS DE UTILIDADE E PROCEDIMENTOS LEGAIS SOBRE OS DESTINOS ESCOLHIDOS E LUGARES DIVERSOS.


 Os serviços executados por uma Agência de Viagens em tempos onde a agilidade e praticidade da internet oferecem todo tipo de informação e condições para que os viajantes/turistas tenham autonomia para resolverem tudo sozinhos, a ajuda de um profissional como um Agente de Viagens ou Diretor de Destino e sua consultoria e ajuda valiosa, faz sim a diferença. Um Agente de Viagens expereriente tem uma rede de contatos a seu dispor que pode incluir desde o Alto Comissariado da Casa Branca até o Dalai Lama, e isso faz toda difrença. Saber que onde quer  que você esteja, sempre haverá um profissioal de plantão para garantir que sua viagem seja um sucesso antes do embarque, durante a execução do pacote e  até seu desembarque em segurança no seu país de origem. 

CONTEÚDO EXTRAÍDO DO "MANUAL TÉCNICO PARA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA" - Autor: JEFFERSON COELHO - Março de 2010. -

ATENDIMENTO x TRATAMENTO.

Algumas pessoas confundem ATENDIMENTO com TRATAMENTO.  Não adianta só ser cortês ou sorridente, para atender bem, é preciso muito mais.

Além de dedicação, atenção, respeito, boa vontade e desejo em ATENDER BEM, é preciso RECEBER BEM o turista/passageiro, entender suas necessidades e entender quais são suas expectativas, para aí sim, traçar um plano de abordagem para iniciar o ATENDIMENTO.

O TRATAMENTO que vamos dedicar ao nosso cliente – turista/passageiro, ou clientes em geral, seja qual for seu ramo de atividade – deve seguir um padrão que esteja de acordo com o perfil do nosso cliente e do produto oferecido.

Para atender bem um passageiro / cliente é necessário:
1 – PRESTEZA: Desejo de ajudar o cliente e fornecer um serviço de maneira eficaz e imediata.

2 – COMPETÊNCIA: Capacitação adequada para tratar, recomendar e/ou indicar e avaliar as
opções de produtos ou serviços sob sua responsabilidade.

3 – CORTESIA: Educação, respeito, consideração e cordialidade com um grau neutro de formalidade.

4 – CONFIABILIDADE: Inspirar confiança no seu cliente e ter capacidade de cumprir o prometido. (Datas e prazos também devem ser incluídos)

5 – SEGURANÇA: Respeito e consideração pela privacidade do cliente. Sigilo absoluto nos negócios, estar atento a sua segurança pessoal, a de seus colegas de trabalho, com o patrimônio da empresa e estar atento a segurança de seus clientes e de todos os dados, documentos, bagagem e informações que eles deixarem sob sua responsabilidade.

6 – COMUNICAÇÃO: Manter o cliente sempre muito bem informado, utilizando linguagem adequada e compreensível e direta, fornecer informações corretas, precisas, atualizadas, e relevantes para que o cliente possa usar adequadamente o produto ou serviço adquirido.

7 – ADAPTABILIDADE: Capacidade de fornecer respostas e/ou ajuda imediata e eficaz, capacidade e autonomia para resolver problemas em situações não previstas.

Portanto, se você quiser atender bem um cliente/passageiro ou hóspede que lhe é confiado, você deve antes de tudo:


  • SER FLEXÍVEL;
  • TER AMPLA VISÃO DE MUNDO (ter em mente que o mundo não se resume apenas a suas próprias experiências. Existem visões diferentes das suas e é extremamente importante conhecê-las);
  • SER HUMILDE;
  • SABER OUVIR ( mas também saber a hora correta de falar);
  • ABANDONAR OS PRÉ-JULGAMENTOS E PRECONCEITOS;
  • PRIORIZAR ASSUNTOS IMPORTANTES E PRESTAR ATENÇÃO AOS DETALHES.
Pessoalmente, acredito que se uma equipe dedicar um pouco mais de atenção a todos esse pontos,  os serviços prestados ao seu cliente/turista/hóspede terá uma qualidade muito melhor, todos os membros da equipe estarão preparados, confiantes e seguros para prestar o ATENDIMENTO  da melhor forma possível e desejada pelo cliente/turista/hóspede e o TRATAMENTO sem dúvida será o mais adequado para cada situação, atendendo e acertando em cheio na medida e no nível de satisfação do seu público alvo e em muitos casos, superando as expectativas, afinal, melhores serviços são sempre bem vindos e quase sempre estão acompanhados de melhores resultados. Pensem nisso!

CONTEÚDO EXTRAÍDO DO "MANUAL TÉCNICO PARA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA" - Autor: JEFFERSON COELHO - Março de 2010. -