República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sábado, 3 de novembro de 2018

TURISTANDO EM MONTEVIDÉU – URUGUAI


Bandeira Oficial do Uruguai.

Conhecendo um pouco dos fatos grandiosos e detalhes que deixam nossos vizinhos uruguaios cheios de orgulho de seu país e de sua capital:

Montevideo é a capital e maior cidade do Uruguai. De acordo com o censo de 2011, a cidade propriamente dita tem uma população de mais de um milhão e trezentos mil habitantes (cerca de um terço da população total do país) em uma área de 201 quilômetros quadrados. Montevidéu, situa-se na costa sul do país, na margem nordeste do Rio da Prata.

A cidade foi fundada em 1724 por um soldado espanhol, Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispano-portuguesa sobre a região da Bacia do Prata. Ela também esteve brevemente sob domínio britânico em 1807. Montevidéu sediou todos os jogos da Copa do Mundo FIFA de 1930, a primeira edição deste evento esportivo. Montevidéu é a sede administrativa do Mercosul e da ALADI (Associação Latino-americana de Integração) os principais blocos comerciais da América Latina, posição que implicou comparações com o papel de Bruxelas na Europa.

Os relatórios de consultorias especializadas em pesquisa  sobre qualidade de vida classifica Montevidéu em primeiro lugar na América Latina, posição que a cidade mantém desde 2005.  Em 2010, a capital uruguaia era a 19ª maior economia urbana do continente e ocupava a 9ª posição entre as maiores fontes de renda entre as principais cidades. Em 2018, teve um PIB de 45,8 bilhões de dólares, com uma renda per capita de 26.700 dólares, nada mal hein.

Em 2016 Montevideo foi classificada como uma cidade global beta, oitava na América Latina e 78ª no mundo pela Universidade de Loughborough do Reino Unido.  Descrita como "um lugar vibrante e eclético com uma rica vida cultural” e "um próspero centro tecnológico de cultura empreendedora", Montevidéu ocupa a 8ª posição na América Latina no Índice MasterCard Global Destination Cities de 2013.  Em 2014, também foi considerada a 5ª metrópole mais gay-friendly do mundo e a primeira na América Latina.  É o centro de comércio e ensino superior do Uruguai, bem como seu principal porto. A cidade é também o centro financeiro e cultural de uma área metropolitana maior, com uma população de cerca de 2 milhões de pessoas. 

Para chegar à Montevideo, peguei um voo saindo de Lisboa até São Paulo com a TAP, no dia seguinte, fiz o segundo trecho São Paulo – Montevideo com a Gol, os voos foram tranquilos e muito bem operados pelas duas companhias aéreas e sem atrasos.  Cheguei à cidade com um dia claro, céu aberto, de uma primavera fria. Fui direto fazer o check in no impressionante Sofitel Montevideo Hotel, Spa e Cassino Carrasco, um lugar onde o luxo e o requinte não foram economizados. Depois de dormir, descansar, participar de uma reunião com os diretores da agência para qual trabalhava na época, fomos almoçar, no meio da tarde, no shopping Punta Carretas e fiquei sabendo dos planos para os dias seguintes: conhecer Montevideo e Punta Del Leste e seus encantos.

O resultado dessa passagem rápida e curta pelo Uruguai, rendeu uma postagem que, pelo tanto de conteúdo que produzi, foi dividida em duas partes, esta que falo de Montevideo e a segunda parte onde falo de Punta Del Leste. Acompanhem:

Montevidéu tem muitas atrações e lugares incríveis para visitar e conferir de perto. Não deixe de conhecer alguns deles, se possível todos. Com certeza você absorverá muito da história e da cultura do país, entre tantas opções listei os meus pontos de interesse e destaque na capital uruguaia: 

1) Praça da Independencia, Puerta de la Ciudadela e
Mausoléu de Artigas.
A Puerta de La Ciudadela e o Mausoléu de Artigas estão localizados junto à Plaza Indepedencia, na entrada da Cidade Velha. Por essa razão, reuni as três referências como um único ponto turístico.
A Praça Independência é destino de muitos uruguaios nos intervalos do trabalho. Outros aproveitam o fim da tarde, para um mate ou apenas para lagartear, ou seja, ficar sem fazer nada ao sol.
Bem no meio da praça está o Mausoléu de Artigas, que é guardado por soldados. Em seu centro, iluminada pelos raios do sol, está a urna que guarda os restos mortais do maior herói uruguaio. O mausoléu traz ainda um pouco da história do General José Gervásio Artigas e de sua importante atuação para a libertação do Uruguai e constituição de uma república naquele território.
O horário de funcionamento nas segundas-feiras é das 12 às 18 horas. De terça-feira a domingo, fica aberto das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.
Já a Porta da Cidade fica exatamente em frente à Praça da Independência. Há uma espécie de canteiro, no meio da rua, onde o pórtico é preservado. Ele representa o que restou da muralha que cercava Montevideo de 1742 a 1829.

2) Teatro Solís.

Bem próximo da praça, está o Teatro Solís, imponente construção inaugurada em 1856. Com capacidade para 1.100 espectadores e programação para todos os gostos o ano inteiro, as peças e espetáculos que acontecem aqui normalmente estão sempre lotados. Por dentro o Teatro é de fato majestoso e imponente, luxuoso, requintado com uma decoração sóbria, mas deixa aparente um extremo bom gosto. Eu cheguei a assistir a uma comédia (“Intendencia Para os Uruguaios” da companhia teatral Comedia Nacional, mesmo sem falar nada em espanhol, e quer saber, foi bem bacana!) A Companhia Teatral Comédia Nacional é um grupo mantido pela Prefeitura de Montevideo. Assisti tudo numa posição privilegiada, na terceira fila, bem na parte central das cadeiras do teatro, além da visita guiada que conta a história do Teatro Sólis e sua construção em meio a Guerra Grande que foi de 1839 até 1851.

3) Mercado del Puerto.
O Mercado del Puerto foi uma ideia do comerciante espanhol Pedro Saenz de Zumarán e teve sua inauguração em 1868. Apesar de ter passado por inúmeras reformas, o local é ainda uma grande referência histórica para o povo uruguaio.
É famoso por seus restaurantes de comidas fartas. Um dos pratos mais conhecidos e servidos é a Parrilla. Prepare-se para experimentar rins (riñones), glândula timo (mollejas), intestino delgado (chinchulín) e linguiça de sangue de porco (morcilla), e acredite, você provavelmente vai gostar! – Eu não, por que eu não como carne vermelha nem carne de porco, mas os turistas gostam bastante - 
Para quem não quer encarar o prato completo, é possível pedir asado de tira (costelas) ou um bife de chorizo (corte nobre do contrafilé). As carnes uruguaias são deliciosas, e é bom reservar um bom tempo para apreciá-las sendo preparadas na sua frente. Ainda há opções mais simples, restaurantes orientais e redes de fastfood para todos os gostos.

4) Museu Torres García.
O Museu Torres García é outra atração turística de Montevidéu, situada na entrada da Cidade Velha. O espaço guarda a obra de um dos mais importantes nomes do Construtivismo, e especialmente do estilo por ele criado: o Universalismo Construtivo.
Impossível não se impressionar – e refletir – com a obra América Invertida, que propõe que o “norte” da América Latina é o Sul. Ela nos faz pensar sobre o papel dos brasileiros enquanto latino-americanos.
A atração está aberta de segunda a sábado, das 10 às 18 horas. O ingresso custa 120 pesos uruguaios.

5) Palácio Legislativo.
O Palácio Legislativo de Montevidéu foi inaugurado em 1925 e fica a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. A visita guiada ao palácio tem dois horários de segunda a sexta-feira: às 10h30 e às 15:00h. O valor do ingresso é de três dólares.

Lá, você percorrerá o salão principal, ou Salon de Los Pasos Perdidos, que divide a Câmara dos Deputados e o Senado, e é toda ambientada em pedras de 52 colorações diferentes. Nos murais, a história do país é retratada por pintores locais. E no centro do salão, uma urna guarda a primeira Constituição uruguaia, de 1830, protegida por dois soldados.
Em seguida, os plenários do Senado e da Câmara são visitados. Neste último, chama a atenção uma frase de José Gervásio Artigas: “Mi autoridad emana de vosotros y ella cesa por vuestra presencia soberana”. A tradução seria: “Minha autoridade emana de vocês, e ela acaba por sua presença soberana”.
Ao final, visita-se a Biblioteca do Congresso, belíssima, toda em madeira entalhada na Itália. Interessante também são as pinturas nas paredes dos fossos de luz do Palácio, originalmente em cores vivas, retratando as ciências e as artes, um espetáculo de lugar. Vale muito a pena. 

6) Rambla de Montevidéu.
Cada trecho da avenida costeira de Montevidéu leva o nome de um país ou personalidade relevante para a história uruguaia: Rambla Armênia, Rambla República do Chile, Rambla Tomás Berreta (político e antigo presidente do país). Mas todo mundo chama a avenida inteira de rambla, e só.
Na região da Rambla do Perú, no bairro de Pocitos, você encontrará o enorme letreiro com a palavra “Montevideo”. É um famoso ponto de interesse e um bom local para tirar algumas fotos.

7) Shopping Punta Carretas.
O Shopping Punta Carretas é um antigo presídio que passou por uma grande transformação nos anos 1990 para se tornar um centro comercial. De lá, fugiu Pepe Mujica com 110 outros tupamaros (grupo guerrilheiro das décadas de 60 e 70), além de cinco presos comuns.
Hoje ainda é possível ver o edifício em que terminava o túnel escavado pelas lideranças tupamaros, localizado na rua Solano García.

8) Parque Batlle e monumento La Carreta.
O Parque Batlle é um belíssimo espaço para práticas de atividades esportivas com 52 hectares de área. É neste local que encontramos um dos mais famosos monumentos do Uruguai: o La Carreta. A grande escultura homenageia o meio de transporte que praticamente construiu o interior do país, o carro puxado por juntas de bois.
O parque ainda abriga o Estádio Centenário. Para amantes de futebol, saibam que o estádio possui um museu. Ele fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas. O valor do ingresso é de 100 pesos.

9) Parque del Prado.
O Parque do Prado é um espaço público um pouco mais afastado do eixo turístico da cidade. Nele podemos encontrar o roseiral (ou rosedal), um acervo de mais de 12 mil rosas vindas da França em 1912!
Lá também está uma das residências presidenciais oficiais, a Residencia de Suárez y Reyes, que hoje abriga eventos do governo. Não deixe de visitar o Monumento a La Diligencia, obra de mesma temática, e do mesmo artista, do monumento La Carreta, exposto no Parque del Prado, há ainda um museu e um jardim botânico no Parque Del prado.

10) Fortaleza General Artigas ou Fortaleza del Cerro.
Outra região mais distante do centro abriga o nosso penúltimo ponto turístico em Montevidéu que merece destaque, a Fortaleza General Artigas. Popularmente é conhecida como Fortaleza del Cerro por conta da região em que está localizada, que é a mais alta da cidade, a 135 metros acima do nível do mar. Com toda certeza a vista de lá de cima é especial. 
A estrutura da fortaleza foi construída nos primeiros anos de 1800. A intenção era defender o território e proteger o Farol Cerro de Montevidéu, erguido pouco tempo antes.
O local está aberto ao público de quarta a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa 40 pesos uruguaios.

11 – Catedral Metropolitana de Montevideo.
A Catedral Metropolitana de Montevidéu é a principal igreja católica apostólica romana de Montevidéu. Ela está localizada na Cidade Velha. Em 1740, uma igreja de tijolos foi construída no local, mais tarde, em 1790, foi criada a fundação da atual estrutura neoclássica. A igreja foi consagrada em 1804 e é sem dúvida um dos pontos de interesse turístico mais marcantes da capital uruguaia.
Para chegar à Montevideo, peguei um voo saindo de Lisboa até São Paulo com a TAP - (estava em Portugal em uma viagem por conta do trabalho, e este mesmo trabalho me levou até o Uruguai) - no dia seguinte, fiz o segundo trecho São Paulo – Montevideo com a Gol. Cheguei à cidade com um dia claro, céu aberto, de uma primavera fria. Fui direto fazer o Check in no impressionante Sofitel Montevideo Hotel, Spa e Cassino Carrasco, um lugar onde o luxo e o requinte não foram economizados. Depois de dormir, descansar, participar de uma reunião com os diretores da agência para qual trabalhava na época, fomos almoçar no shopping Punta Carretas e fiquei sabendo dos planos para os dias seguintes: conhecer Montevideo e Punta Del Leste e seus encantos.
O resultado dessa passagem rápida e curta pelo Uruguai, rendeu uma postagem que, pelo tanto de conteúdo que produzi, foi dividida em duas partes, esta que falo de Montevideo e a segunda parte onde falo de Punta Del Leste.
Acompanhem as fotos:


Montevidéu Trade Center - Parte moderna do centro da cidade

Praça da Independência - Montevideo

Puerta Ciudadela - Montevideo.

Monumento ao General José Gervásio Artigas
 é  figura central da Praça da Independência.

Teatro Sólis. 
Ícone da tradição e efervescência cultural de Montevideo.

Mercado del Puerto. 
Um paraíso de carnes para amantes de um bom 
churrasco e produtos típicos do Uruguai.
Museu Torres Garcia.

Fachada imponente do Palácio Legislativo.

Rambla de Montevideo, bairro de Pocitos.

Pela altura da Ramba de Perú, 
podemos ver o letreiro de Montevideo.
Parque Battle, em termos de parques urbanos
 é como se fosse o Central Park ou o Ibirapuera dos Uruguaios.
 É um lugar muito agradável.

Shopping Punta Carretas - bem próximo ao Hotel Sheraton em Montevideo.

Mapa Ilustrado dos pontos de interesse turístico de Montevideo.
Parque del Prado, que também abriga um jardim botânico maravilhoso.
Fortaleza General Artigas. 
Vale a pena uma parada para conhecer o interior e
 história deste monumento e admirar a vista de Montevideo.
Catedral Metropolitana de Montevidéu.
 Aeroporto Internacional de Montevidéu.
A entrada principal suntuosa  do luxuoso 
Sofitel Montevideo Hotel, Spa e Cassino Carrasco. 
 O chafariz estava desligado na hora que fiz essa foto, 
e  à noite, esse cenário parece saído de um filme.
Salão Interno do Sofitel Hotel e Cassino Carrasco.
 Para ter uma ideia do luxo desse lugar você tem que ver de perto.
Interior da suíte que fiquei hospedado na minha passagem por Montevideo.
 (Sofitel Carrasco Hotel, Spa e Cassino)