Nesta postagem, eu vou puxar a sardinha, ou melhor ou peixe inteiro, os
camarões, a lagosta e todos os acompanhamentos que os frutos do mar merecem
para o meu prato, ou melhor para meu estado novamente. Todos aqueles que sonham
com suas merecidas férias no Nordeste Brasileiro podem facilmente encontra as melhores
receitas e pratos baseados em frutos do mar, nos melhores resaurantes de toda
região.
A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca; essas terras são bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. A origem do nome Ipojuca vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.
Quando os holandeses invadiram Pernambuco, já havia diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do Capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa deu-se em 23 de julho de 1645.
Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões econômicas do Estado de Pernambuco durante o Período Colonial. Porto de Galinhas ganhou esse nome porque era assim que eram comumente chamados os escravos chegados da África, naquele período. O tráfico de escravos era comum pois tratava-se de mão de obra necessária para o cultivo da cana-de-açúcar e outros cultivos, além do serviço geral do engenho.
Os escravos vindos do Continente Africano, embarcavam no porão dos navios e tinham que resisitir a viagem que atravessa o oceano escondidos. Nas áreas visíveis do navio, avistava-se galinhas inocentes, trazidas para alimentar a população da cidade. Quando os navios ancoravam na costa pernambucana, a curiosidade e o interesse era geral,mas o valor e o interesse nas tais galinhas, diminuia assim que se aproximava o pôr do Sol, pois era a noite que os escravos eram desembarcados, negociados, vendidos e o comércio seguia noite a dentro. Sendo assim, quando os Senhores de Engenho e Fazendeiros intressados no comércio de escravos, ficavam atentos quando os navios chegavam ao litoral pernambucano carregado com novas “galinhas” = escravos, chamados assim para burlar a vigilÂncia e escapar das penalidades aplicadas por conta da compra ilegal de escravos.
VOLTANDO AOS DIAS ATUAIS:
Por conta das praias visitadas por turistas de todas as partes do mundo,
Ipojuca tem como um dos principais fatores econômicos o turismo. A rede
hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica, com opções de
restaurantes especializados na culinária local tradicional e conteporânea e
internacional variada.
A principal característica turística do município não poderia deixar de ser a praia mundialmente famosa de Porto de Galinhas, eleita nove vezes consecutivas a "melhor opção de praia do Brasil" pela revista Viagem & Turismo, cuja principal atração são as piscinas naturais visitadas por milhares de turistas anualmente. Entre os muitos pontos históricos encontra-se o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1937, representa um grande marco do povoamento do município.
Antes de escolher o hotel, comprar as passagems e o kit praia: roupa de banho, óculos de sol, bonés, bermudas e calçados confortáveis, chinelos que possam ser usados para andar com os pés mergulhados na água, saídas de banho, e sandálias com solado antiderrapante, (dica especialmente para as mulheres: as sandálias de salto podem ser dispensadas durante a maior parte da viagem.) Não esqueçam do protetor solar – com fator de alta proteção – e roupas de tecido leve.
Outra dica valiosa é não exagerar no tamanho nem na quantidade das malas, pois como os hotéis quase sempre tem uma ampla área construída, jardins e parques aquáticos muito grandes, os turistas que são mais independentes e querem ter condições de levar sua própria mala, devem considerar este detalhe, pois facilita o processo de check in e acomodação. Vale lembrar que o serviço da rede hoteleira é bem desenvolvido e dispõe de equipe de mensageiros para dar conta deste trabalho, afinal quem está de férias,está de FÉRIAS e pronto!
Apesar do calor constante durante o dia, é sempre bom, ter pelo menos 2 casacos leves na mala, um mais informal e um mais estiloso para aproveitar melhor as festas badaladas e sofisticadas organizadas pela maioria dos hotéis, bares e restaurantes a beira-mar, ou em ambientes climatizados. O vento constante a noite faz um friozinho agradável e refrescante, mas para aproveitar tudo, proteger-se é funcamental.
Aqui sege uma lista – resumida – com 10 dicas imperdíveis para voce aproveitar ao máximo e garantir que a diversão seja sua companheira durante toda sua estadia em Porto de Galinhas:
1-Praia de Porto de Galinhas – Piscinas Naturais –
Piscinas Naturias Porto de Galinhas. |
A praia mais badalada do litoral pernambucano, eleita por 10 vezes consecutivas como a melhor praia do Brasil, pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. São 4 km de areia branca e batida, coqueiros, águas mornas e transparentes. Suas piscinas naturais, as mais fáceis de chegar de todo Nordeste, oferecem, além do banho a possibilidade de apreciar seus peixinhos coloridos. Uma experiência incrível.
2-Manguezal de Maracaípe.
Localizado na Foz do Rio Maracaípe, é o
principal habitat de algumas espe´cies de cavalos marinhos.
Manguezal de Maracaípe |
3-Visita aos Cavalos- Marinhos.
O estuário do Rio Maracaípe, é o habitat natural de uma flora composta por belos manguezais. Para conhecer o local, é oferecido um passeio de jangada com a possibilidade de visualização dos cavalos-marinhos em seu habitat, em várias fases de desenvolvimento.
Visita ao Pojeto Hippocampus no Centro da Vila de Porto de Galinhas. Imperdível! |
O estuário do Rio Maracaípe, é o habitat natural de uma flora composta por belos manguezais. Para conhecer o local, é oferecido um passeio de jangada com a possibilidade de visualização dos cavalos-marinhos em seu habitat, em várias fases de desenvolvimento.
4-Os Baobás.
Passeio Jeep Safari - Visita a um dos Baobás da Região. |
5- Trilhas Ecológicas.
Trilhas Ecológicas e Eco Aulas são uma diversão a mais na região. - Trilha Porto Serrambi - |
6 – Prática de Esportes e Lazer.
Prática de Esportes Radicais em Porto de Galinhas. |
7- Surfe em Maracaípe .
Disputas Incríveis de Campeonatos Nacionais e Internacionais de Surfe em Maracaípe. |
8- Convento e Igreja do Santo Cristo do Ipojuca.
Altar da Igreja do Santo Cristo de Ipojuca. - Única com o Cristo crucificado com as mãos erguidas - |
9- Passeios de Buggy.
Passeios de Buggy pela região garantem fotos incríveis. |
10- Mergulho.
Conheça os peixinhos coloridos em Porto de Galinhas em seu habitat natural. |
Viu só, uma vez em Porto de Galinhas, atividades para animar sua estadia
não faltam. Programe-se e conheça este
paraíso pernambucano, patrimônio do Brasil. Estamos de braços abertos.
Para chegar, confiram os mapas e programe o GPS com as rotas e os acessos:
Estado: PE - BR-101 - PE-60 (via
Cabo de Santo Agostinho) com pistas duplicadas até a segunda entada entrada
parao Suape, o trajeto continua pela
PE-09 com pista simples e trechos sinuosos até Porto de Galinhas. Cuidado e
atenção redobrados. Obedeça o limite de velocidade.Agora é com voces, façam as malas, Boa Viagem e Divirtam-se!!
Opções de hospedagem:
Para todos os gostos e bolsos. Consulte os sites para obter mais informaçãoes e cheque a disponibilidade e as tarifas para o período desejado com a central de reservas dos hotéis escolhidos. Lembrando que a hora de Check In nos hotéis da regão é as 14hs e o Check Out acontece ao meio-dia. A voltagem padrão é 220 volts. (Alguns hotéis oferecem tomadas identificadas com voltagem 110 volts – para obter mais informações consulte o hotel escolhido com antecedência.)
Marupiara Hotel: http://www.gjphoteis.com.br/hotel?alias=marupiara-hotel
Enotel Spa & Resort: http://www.enotel.com.br/
Enotel Spa & Resort: http://www.enotel.com.br/