República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sábado, 3 de novembro de 2012

CONHEÇA PORTO DE GALINHAS.


Nesta postagem, eu vou puxar a sardinha, ou melhor ou peixe inteiro, os camarões, a lagosta e todos os acompanhamentos que os frutos do mar merecem para o meu prato, ou melhor para meu estado novamente. Todos aqueles que sonham com suas merecidas férias no Nordeste Brasileiro  podem facilmente encontra as melhores receitas e pratos baseados em frutos do mar, nos melhores resaurantes de toda região.

Vista aérea de Porto de Galinhas
 
 Desta vez, o destaque vai para a Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, distante 57km do Recife – capital do estado e principal porta de entrada para os destinos do litoral pernambucano. -  Oficialmente a Praia de Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca.
 
UM POUCO DE HISTÓRIA:

A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca; essas terras são bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. A origem do  nome Ipojuca vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.

Quando os holandeses invadiram Pernambuco, já havia diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do Capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa deu-se em 23 de julho de 1645.

Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões econômicas do Estado de Pernambuco durante o Período Colonial. Porto de Galinhas ganhou esse nome porque era assim que eram comumente chamados os escravos chegados da África, naquele período. O tráfico de escravos era comum pois tratava-se de mão de obra necessária para o cultivo da cana-de-açúcar e outros cultivos, além do serviço geral do engenho.

Os escravos vindos do Continente Africano, embarcavam no porão dos navios e tinham que resisitir a viagem que atravessa o oceano escondidos. Nas áreas visíveis do navio, avistava-se galinhas inocentes, trazidas para alimentar a população da cidade. Quando os navios ancoravam na costa pernambucana, a curiosidade e o interesse era geral,mas o valor e o  interesse nas tais galinhas, diminuia assim que se aproximava  o pôr do Sol, pois era a noite que os escravos eram desembarcados, negociados, vendidos e o comércio seguia noite a dentro. Sendo assim, quando os Senhores de Engenho e Fazendeiros  intressados no comércio de escravos,  ficavam atentos quando os navios chegavam ao litoral pernambucano carregado com novas “galinhas” = escravos, chamados assim para burlar a vigilÂncia e escapar das penalidades aplicadas por conta da compra ilegal de escravos.  

VOLTANDO AOS DIAS ATUAIS: 
Por conta das praias visitadas por turistas de todas as partes do mundo, Ipojuca tem como um dos principais fatores econômicos o turismo. A rede hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica, com opções de restaurantes especializados na culinária local tradicional e conteporânea e internacional variada.

A principal característica turística do município não poderia deixar de ser a praia mundialmente famosa de Porto de Galinhas, eleita nove vezes consecutivas a "melhor opção de praia do Brasil" pela revista Viagem & Turismo, cuja principal atração são as piscinas naturais visitadas por milhares de turistas anualmente. Entre os muitos pontos históricos encontra-se o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1937, representa um grande marco do povoamento do município.

Antes de escolher o hotel, comprar as passagems e o kit praia: roupa de banho, óculos de sol, bonés, bermudas e calçados confortáveis, chinelos que possam ser usados para andar com os pés mergulhados na água, saídas de banho, e sandálias com solado antiderrapante, (dica especialmente para as mulheres: as sandálias de salto podem ser dispensadas durante a maior parte da viagem.) Não esqueçam do protetor solar – com fator de alta proteção – e roupas de tecido leve.

Outra dica valiosa é não exagerar no tamanho nem na quantidade das malas, pois como os hotéis quase sempre tem uma ampla área construída, jardins e parques aquáticos muito grandes, os turistas que são mais independentes e querem ter condições de levar sua própria mala, devem considerar este detalhe,  pois facilita o processo de check in e acomodação. Vale lembrar que o serviço da rede hoteleira é bem desenvolvido e dispõe de equipe de mensageiros para dar conta deste trabalho, afinal quem está de férias,está de FÉRIAS e  pronto!

Apesar do calor constante durante o dia, é sempre bom, ter pelo menos 2 casacos leves  na mala, um mais informal e um mais estiloso para aproveitar melhor as festas badaladas e sofisticadas organizadas pela maioria dos hotéis, bares e restaurantes a beira-mar, ou em ambientes climatizados. O vento constante a noite faz um friozinho agradável e refrescante, mas para aproveitar tudo, proteger-se é funcamental.

Aqui sege uma lista – resumida – com 10 dicas imperdíveis para voce aproveitar ao máximo e garantir que a diversão seja sua companheira durante toda sua estadia em Porto de Galinhas:

1-Praia de Porto de Galinhas – Piscinas Naturais –
Piscinas Naturias Porto de Galinhas.

A praia mais badalada do litoral pernambucano, eleita por 10 vezes consecutivas como a melhor praia do Brasil, pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. São 4 km de areia branca  e batida, coqueiros,  águas mornas e transparentes. Suas piscinas naturais, as mais fáceis de chegar de todo Nordeste, oferecem, além do banho a possibilidade de apreciar seus peixinhos coloridos. Uma experiência incrível.

2-Manguezal de Maracaípe.
Manguezal de Maracaípe
Localizado na Foz do Rio Maracaípe, é o principal habitat de algumas espe´cies de cavalos marinhos.

3-Visita aos Cavalos- Marinhos.
Visita ao Pojeto Hippocampus no Centro da Vila de Porto de Galinhas. Imperdível!

O estuário do Rio Maracaípe, é o habitat natural de uma flora composta por belos manguezais.  Para conhecer o local, é oferecido um passeio de jangada  com a possibilidade de visualização dos cavalos-marinhos em seu habitat, em várias fases de desenvolvimento.

4-Os Baobás.
Passeio Jeep Safari - Visita a um dos Baobás da Região.
Trata-se de uma árvore de origem africana, trazida há cerca de 400 anos pelos escravos. Seu caule é considerado o mais volumoso do mundo.

5- Trilhas Ecológicas.
Trilhas Ecológicas e Eco Aulas são uma diversão a mais na região.
- Trilha Porto Serrambi -
Existem algumas trilhas que podem ser realizadas em Porto de Galinhas. Uma das mais interessantes é a trilha Maracaípe/Outeiro que é realizada da praia de Maracaípe em mata atlântica e manguezal (trilha aberta ainda por escravos) passando por uma prainha no manguezal e pontos históricos, como uma casa de farinha, a Igreja e o Mirante do Outeiro. Programa Imperdível.

6 – Prática de Esportes e Lazer.
Prática de Esportes Radicais em Porto de Galinhas.
Para quem não quer ficar parado, existem várias opçoes de diversão, como surfe, cavalgadas, ciclismo, motociclismo, caminhadas, parapente, mergulho e passeios por trilhas ecológicas e pelos manguezais.

7- Surfe em Maracaípe .
Disputas Incríveis de Campeonatos Nacionais e
Internacionais de Surfe em Maracaípe.
Justamente pelo visual paradisíaco e pelas ondas fortes, água do mar clarinho, Maracaípe é conhecida como reduto de surfistas e já entrou para o calendário de eventos nacional e inernacional dessa modalidade esportiva.

8- Convento e Igreja do Santo Cristo do Ipojuca.
Altar da Igreja do Santo Cristo de Ipojuca.
 - Única com o Cristo crucificado com as mãos erguidas -
Com mais de 400 anos de história, fé e seu belo altar.  Curiosidade: A Igreja do Santo  Cristo de Ipojuca é a única do Brasil que tem a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, numa cruz sem emendas.

9- Passeios de Buggy.
Passeios de Buggy pela região garantem fotos incríveis.
Na praia de Muro Alto ou no Centro da vila de Porto de Galninhas voce pode alugar um buggy com motorista para fazer diversas opções de passeio. O mais comum leva os turistas para o Pontal de Maracaípe e para conhecer os arredores de Porto de Galinhas.

10- Mergulho.
Conheça os peixinhos coloridos em Porto de Galinhas em seu habitat natural.
Os arrecifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são cenários perfeitos para mergulhos inesquecíveis. Porto de Galinhas possui infraestrutura para mergulho de iniciantes a aprofissionais, em profundidade  de até 33 metros. Os visitantes também podem fazer cursos de mergulho, que credenciam a participar de expediçoes em passeio noturnos e cavernas marinhas.

Viu só, uma vez em Porto de Galinhas, atividades para animar sua estadia não faltam.  Programe-se e conheça este paraíso pernambucano, patrimônio do Brasil. Estamos de braços abertos.

Para chegar, confiram os mapas e programe o GPS  com as rotas e os acessos:
Estado: PE - BR-101  - PE-60 (via Cabo de Santo Agostinho) com pistas duplicadas até a segunda entada entrada parao  Suape, o trajeto continua pela PE-09 com pista simples e trechos sinuosos até Porto de Galinhas. Cuidado e atenção redobrados. Obedeça o limite de velocidade.

Agora é com voces, façam as malas, Boa Viagem e Divirtam-se!!

Opções de hospedagem:

Para todos os gostos e bolsos. Consulte os sites para obter mais informaçãoes e cheque a disponibilidade e as tarifas para o período desejado com a central de reservas dos hotéis escolhidos.  Lembrando que a hora de Check In nos hotéis da regão é as 14hs e o Check Out acontece ao meio-dia.  A voltagem padrão é 220 volts. (Alguns hotéis oferecem tomadas identificadas com voltagem 110 volts – para obter mais informações consulte o hotel escolhido com antecedência.)

Nannai Beach Resort: http://www.nannai.com.br  


Beach Class Muro Alto: http://www.beachclassresort.com 


Best Western Vivá Porto de Galinhas:  http://www.vivaportodegalinhas.com.br   

Village Porto de Galinhas: http://www.villageportodegalinhas.com.br/ 


Porto de Galinhas Praia Hotel: http://www.portodegalinhaspraiahotel.com.br/


Best Western Solar Porto de Galinhas: http://www.solarportodegalinhas.com.br/

 

VOCABULÁRIO DE FRANÇÊS PARA VIAGENS



Resolvi nesta postagem ajudar aos turistas que escolhem países ou cidades francófonas como destino de sua viagem ao exterior. Para diminuir o desconforto por não saber falar o idioma local, aqui segue uma lista básica de palavras e expressões que podem ser úteis durante a sua estada no hotel em viagem ao exterior. Espero que depois destas dicas apresentadas de modo resumido, suas aulas particulares de Françês estejam agendadas! Boa Viagem!

água fria – l´eau froide
água quente – eau chaude
apartamento – chambre
ar condicionado – climatisation
armário – armoire ou cabinet
banheira – baignoire
banheiro – salle de bains
cadeira - chaise
cadeira de
rodas – fauteuil roulant
espelho - miroir
hall - hall
lâmpada - lampe
lavanderia - buanderie
lençol - feuille
lobby - vestibule lounge – salon d´attente
mesa - table
cama – lit
cama de casal – lit à deux places

sala de jantar – salle à manger
secador de cabelo – sèche-cheveux
telefone – téléphone
televisão – téléviseur
toalha de banho – serviette de bain
toalha de rosto – serviette de visage
travesseiro – oreiller
ventilador – ventilateur
Durante o café da manhã também podem surgir algumas dúvidas na hora de escolher o que pedir. Seguem aqui mais dicas de vocabulário para ajudá-los.

abacaxi - ananas
achocolatado - chocolat
açúcar – de sucre
adoçante - édulcorant
amargo - amère
azedo - sour
pão - pain
pão de forma - bun
pão integral - pain
prato - assiette
presunto - jambon
sabonete  - savon
biscoito - cookie
bolo - gâteau
café – à café
café da manhã - petit-déjeuner
cereais - les céréales
chá - thé colher - cuillère
doce - douce
faca - couteau garfo - fourche
geléia - gelée
iogurte - yogourt
laranja - orange
leite – le lait
lingüiça - saucisse
maçã - pomme
mamão - papaya
manteiga - de beurre
melância – melon d'eau
melão - melon
omelete - omelette
ovo - oeuf
ovos mexidos - oeufs brouillés
queijo - fromage
requeijão - caillé
salaminho - salami
salgado - salé
salsicha - saucisse
suco - jus
sucrilhos – cornflakes ou céréales du matin
taça - coupe
tangerina - tangerine
torrada – toast ou pain grillé
uva - raisin
xícara - coupe